Estudantes do IC criam calculadora que otimiza rotina universitária

Iniciativa surgiu na disciplina de Internet e Web
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
16/03/2020 12h22 - Atualizado em 19/03/2020 às 09h36
Da esquerda para a direita: Rodrigo Santos, João Victor Falcão e Clemens August Souto Schrage  (Foto: arquivo pessoal)

Da esquerda para a direita: Rodrigo Santos, João Victor Falcão e Clemens August Souto Schrage (Foto: arquivo pessoal)

Os estudantes do primeiro período do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas foram desafiados a criar um projeto que superasse algum impasse existente na vida acadêmica. A iniciativa surgiu na disciplina de Internet e Web, ofertada pelo professor Fábio Paraguaçu, que tem enfoque em entender como a web funciona e em desenvolver sites.

A partir daí, João Victor Falcão, Clemens August e Rodrigo Santos desenvolveram uma plataforma que calcula questões presentes e importantes na vida dos universitários. Para isso, eles utilizaram linguagens de programação apresentadas na disciplina.

Denominada calculadora do IC, a plataforma é um projeto que pretende otimizar cálculos para os estudantes da Ufal, tais como saber quantas faltas o estudante pode ter sem ser reprovado na disciplina, qual nota será necessária para ser aprovado na avaliação final, além de descobrir quanto será gasto com café, almoço ou passagens de ônibus.

Rodrigo Santos explica o trabalho que desenvolveu. “Apesar dos integrantes já possuírem experiência com programação e desenvolvimento web, pois eu e João Victor fizemos o curso técnico de Informática no Instituto Federal de Alagoas de Maceió, optamos por desenvolver o site da maneira mais simples possível, utilizando apenas JavaScript e HTML5 puro, pois tínhamos a intenção de demonstrar aos nossos companheiros de turma, que já no primeiro período de Ciência da Computação, os alunos conseguem uma base forte para construir aplicações poderosas”, justificou.

Para conhecer a calculadora, basta acessar aqui