Estudante de Jornalismo é selecionado para participar de oficina em Salvador

Lucas Amorim é o único representante de Alagoas
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
02/03/2020 07h00 - Atualizado em 02/03/2020 às 16h42
Lucas Amorim irá representar Alagoas e a Ufal no FactCheckLab

O estudante do curso de Jornalismo Lucas Amorim, da Universidade Federal de Alagoas, foi selecionado para participar do programa FactCheckLab, promovido pela Agência Lupa. A oficina é um treinamento gratuito em produção de conteúdo e técnicas de checagem de fatos voltado para jornalistas e estudantes de Jornalismo do Brasil.

O discente conta que conheceu a Agência Lupa por meio da professora Laís Falcão na disciplina de Laboratório de Webjornalismo e Jornalismo Multimídia ministrada no 7° período.

Para a seleção, inquieto com as notícias falsas sobre os bairros afetados pelo risco de desmoronamento devido a extração de sal-gema em Maceió, Lucas Amorim apresentou um projeto jornalístico de checagem de fatos que beneficia os moradores dos bairros atingidos que sofrem com a desinformação e as fake news. O projeto de iniciativa de checagem regional foi aprovado pela comissão julgadora do programa.

De acordo com a organização, 472 estudantes e jornalistas se inscreveram e enviaram projetos. Na primeira fase, 116 foram selecionados para participar de cinco oficinas de checagem online, divididos de acordo com as regiões do país onde residem. Destes, 83 seguiram no programa para participar da segunda fase, a atividade presencial. Esta vai proporcionar encontros entre profissionais da Agência Lupa, jornalistas americanos e jornalistas e estudantes de todo o Brasil.

Único representante do estado de Alagoas, Lucas participará da oficina no dia 9 de abril na cidade de Salvador (BA). Ele conta que se sente muito feliz pela seleção. “É uma oportunidade única participar desse projeto, venho aprendendo muita coisa com eles e acredito que aprenderei muito mais. Além disso, o fact-checking é uma área crescente no jornalismo e é importante se qualificar nesse ramo também” comenta.

Na última fase, os candidatos que concluírem os treinamentos presenciais deverão transformar suas propostas em projetos aprofundados, sob orientação de profissionais. No mês de junho, os autores dos cinco projetos que se destacarem – um de cada região do país – terão os nomes divulgados e contemplados com uma viagem de intercâmbio profissional aos Estados Unidos.