Capes realiza treinamento gratuito para uso do Portal de Periódicos

Turmas são distribuídas por área do conhecimento e iniciam no dia 9 de março
Por Jacqueline Freire – jornalista colaboradora
28/02/2020 08h00 - Atualizado em 27/02/2020 às 17h08

Estudantes e pesquisadores que tenham interesse em aprender mais sobre os recursos e ferramentas do Portal de Periódicos da Capes podem se inscrever gratuitamente nos treinamentos on-line que a plataforma disponibiliza nos meses de março e abril. Segundo a Capes, além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento.

O treinamento on-line é voltado para estudantes e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e saber como funcionam as ferramentas de pesquisa do site. O Portal de Periódicos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas, sendo hoje uma imensa biblioteca virtual que em 2018 contava com 48.325 revistas científicas disponíveis em seu acervo, 331.893 documentos – dentre livros, relatórios e outros materiais monográficos, 131 bases em texto completo, 134 bases de dados de referências e resumos, 45 obras de referência, 11 bases de patentes, 29 bases de livros, relatórios dentre outros materiais monográficos, 67 bases de estatísticas, 2 bases de normas técnicas e 15 de audiovisuais.

Para realizar inscrição é preciso fazer um cadastro no site e selecionar o item “solicitar inscrição” de acordo com a turma que se encaixe melhor em seu perfil. A seguir, o participante receberá um e-mail com as orientações do curso. O usuário inscrito só recebe o e-mail de confirmação uma semana antes da data do curso. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Clique aqui para visualizar a agenda de treinamentos