Ação de extensão debate expansão vocabular da Língua de Sinais

Evento é promovido por alunos do 1º período e acontecerá nesta sexta-feira
Por Paulo Canuto - estudante de jornalismo
20/02/2020 16h27 - Atualizado em 20/02/2020 às 16h28

Alunos do primeiro período do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas promovem atividade nesta sexta-feira (21) no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), das 8h às 12h. A proposta é aprofundar discussão na área da teoria da linguística aplicada à linguística da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (Sigaa). As vagas são limitadas, mas quem não conseguir vaga poderá participar como ouvinte. O evento também contará com tradução em Libras.

O evento Glossário preliminar de sinais-termo para os níveis linguísticos e suas unidades de análise: Variedades sinalizadas por universitário das Ufal é uma ação de extensão e terá a mediação da professora Edineide Silva. Estará em discussão questões relativas à teoria linguística, a ciência que estuda as línguas humanas, aplicada à linguística da Libras. “Os alunos surdos e ouvintes da licenciatura em Letras Libras, entram na universidade sem esse conhecimento técnico da ciência linguística, mesmo que eles entrem já conhecendo a Libras, que é a língua da comunidade surda”, argumenta Edineide Silva.

A professora ressalta que esse tipo de evento amplia conhecimentos dentro do curso. “Para isso é de suma importância que sejam os alunos do 1º período que promovam esse tipo de conhecimento para sua capacitação e formação como professor de Libras, assim como auxiliar nessa expansão vocabular dos sinais-termo e aplicação dessa linguística na Libras”, completa.