Unidade Infantil da Ufal promove debate sobre experiências na pandemia

Quarto e último evento virtual será nesta quarta-feira (16), a partir das 15h
Por Márcia Alencar - jornalista
14/12/2020 15h56 - Atualizado em 14/12/2020 às 16h18
Diretora da UEI, Idnelma Lima da Rocha

Diretora da UEI, Idnelma Lima da Rocha

A Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEI) da Universidade Federal de Alagoas vem promovendo, desde novembro, os webinários Dialógos sobre a Educação Infantil: Experiências das crianças, famílias e profissionais da unidade infantil, fechando o ciclo de ações em comemoração aos 36 anos do órgão. O último evento virtual desse ciclo acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 15h. A Transmissão será pelo canal Proex/UFAL.

Segundo a diretora Idnelma Lima da Rocha, o evento visa compartilhar experiências no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, resultantes do trabalho desenvolvido. “Promovemos reflexões acerca das práticas e experiências na educação infantil, contribuindo para a formação inicial e continuada de profissionais que atuam nessa etapa da educação básica, bem como para a difusão do conhecimento científico produzido pela unidade”, ressaltou a diretora.

O webinário de quarta-feira pretende aprofundar um pouco mais as discussões acerca do papel da educação infantil na formação de hábitos de sustentabilidade e preservação ambiental desde a infância. A temática discute o Engajamento socioambiental: reflexões e possibilidades na Educação Infantil.

Para essa discussão haverá a participação de duas profissionais da UEI e uma convidada: as professoras Fabrícia da Rocha Ferreira e Maria Janailma da Silva Barbosa Tavares e Thaís Telles Queiroz Lira, técnica em Assuntos Educacionais e coordenadora de estágio, pesquisa e extensão da Unidade.

O evento terá certificação e as Inscrições devem ser feitas pelo link: https://bityli.com/xVbqX .

Histórico

A Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitoria [antigo NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil], existe desde 1984. É vinculada ao Centro de Educação (Cedu) e oferta educação infantil a 80 crianças, de 2 a 5 anos de idade, em jornada integral e funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), com divisão de responsabilidade pela manutenção e funcionamento da instituição. Conta com 40 profissionais, entre educadores de referência, educadores de apoio e técnicos especialistas, sendo 13 servidores do município, 11 servidores da Ufal e 16 servidores terceirizados, além de estagiários de diferentes cursos.

A diretora ressalta o papel da unidade infantil, que tem a finalidade de integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a criança na faixa etária da educação infantil. A UEI é campo de estágio, pesquisa, extensão e práticas dos diversos cursos, consolidando-se como espaço de formação inicial e continuada, de investigações e produção de conhecimento no campo da primeira infância.

Desde 17 de março, a Unidade Infantil está com as atividades presenciais suspensas por medidas de prevenção contra a pandemia da covid-19, mas presta apoio às famílias por meio de orientações e sugestões de ordem pedagógica, nutricional, psicológica e de saúde. Também investe na formação continuada e preparação da equipe para um retorno seguro quando autorizado pelos órgãos competentes.

“Sempre discutimos na Comissão de Gerenciamento das Ações de Retorno, composta por representantes dos profissionais da unidade e das famílias, uma proposta de protocolo de biossegurança, promovendo eventos internos, como encontros virtuais com a equipe, com as crianças e com as famílias”, informa a diretora Idnelma.

O primeiro webinário no dia 18/11/2020: Qualidade na Educação Infantil: um debate a partir das experiências da UEIPTV

O segundo no dia 25/11/2020: Qualidade na Educação Infantil da UEIPTV: educação inclusiva, questões de gênero e étnico-raciais

O terceiro no dia 9/12/2020 apresentou a discussão: É possível um retorno seguro das crianças às atividades presenciais na educação infantil? Uma abordagem na área da saúde e nutrição