Turma de Medicina de Arapiraca promove revisão em cursinho comunitário

Aulões virtuais fazem parte do projeto Compartilhando Saber, criado pela 5ª turma do curso
Por Simoneide Araújo - jornalista
28/12/2020 17h39 - Atualizado em 29/12/2020 às 19h09

Uma ação para democratizar o acesso ao conhecimento pretende ajudar estudantes de ensino médio de instituições públicas do município de Arapiraca e região. É o Projeto Compartilhando Saber, um cursinho comunitário criado pela 5ª turma de Medicina do Campus Arapiraca da Ufal, que vai promover três dias de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Tudo virtual com transmissão pelo Youtube.

O 1º Evento Virtual do Projeto Compartilhando Saber acontece nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, com aulas dos professores Nicholas, de Arapiraca, e Bruno Rodrigues, do conhecido curso de redação Trinta Linhas, além de outros colaboradores. “Durante a revisão, serão abordadas dicas, resolução de questões e técnicas de redação. Além disso, os participantes poderão enviar uma redação para correção, tirar dúvidas por meio de grupo de WhatsApp e concorrer a brindes”, disseram os organizadores.

As inscrições para os aulões virtuais podem ser feitas até 23h59 do dia 5 de Janeiro de 2021, pelo link de inscrição divulgado no Instagram do projeto.  “Se você vai prestar o Enem, inscreva-se no evento e participe da revisão. Se você conhece alguém que também fará o exame, o convite se estende a ele. Para os colaboradores, será um prazer fazer parte da sua aprovação na Universidade Federal de Alagoas”, completaram.

Por conta da pandemia da covid-19, o projeto ainda não pode realizar atividades presenciais, como planejado desde o início. A iniciativa do cursinho comunitário conta com a orientação da professora Amanda Karine Barros Ferreira Rodrigues.

Regras para fazer a inscrição

Para se inscrever no evento, é necessário seguir os seguintes esses passos: 1) Seguir o perfil @compartilhandosaber; 2) Curtir a foto de divulgação (3ª foto do feed); 3) Repostar a foto de divulgação no story e marcar o perfil @compartilhandosaber (caso o perfil seja trancado, mandar print no direct); e 4) Marcar dois amigos nos comentários da foto de divulgação.

O link de inscrição vai ser enviado na DM quando todas as regras forem cumpridas. Os links para acesso ao evento e para acesso aos materiais serão enviados posteriormente por e-mail ou whatsapp.

O que é o projeto

O Projeto Compartilhando Saber nasceu do desejo de retribuir o que os discentes de Medicina do Campus Arapiraca aprenderam em anos de cursinho pré-vestibular para a entrada no curso. Segundo os integrantes da 5ª turma, a ideia é democratizar o conhecimento adquirido com os estudantes de ensino médio de instituições públicas de Arapiraca e região.

“O objetivo do projeto é auxiliar no aumento da inserção desses estudantes em uma instituição de ensino superior, especialmente na Universidade Federal de Alagoas. Na maioria das vezes, a entrada desses alunos numa universidade, ainda mais na principal referência de ensino superior do Estado de Alagoas, é a porta de entrada para a mobilidade social, mudando os contextos social e financeiro de toda uma família”, definiram.