Mentoria acadêmica é oferecida para alunos em vulnerabilidade

Ex-aluno da Ufal abriu vagas para curso que vai ajudar estudantes a organizarem a vida pessoal e profissional
Por Manuella Soares - jornalista
21/12/2020 15h38

Sabe aquela máxima que todo concluinte de universidade pública repete como desejo?: “Retornar para a sociedade todo o conhecimento adquirido”. Pois é... Essa hora chegou para Jadson dos Santos. A história dele é só um exemplo de como a educação é transformadora e se move em direção ao êxito.

O ex-aluno do curso de Ciências Biológicas da Ufal, concluído em 2016, está promovendo uma mentoria acadêmica, virtual e de graça, para estudantes de qualquer curso da graduação, com dez vagas prioritárias para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica da Universidade, que recebem bolsa permanência ou auxílio moradia. A escolha por ser mentor e o público-alvo contemplado foram decisões que carregam um significado pessoal para Jadson. Ele era morador da favela Sururu de Capote, em Maceió, e enfrentou fome, preconceito e muitos desafios para estudar.

“Vindo de uma região de periferia e vivendo abaixo da linha da pobreza, eu senti na pele a dor da exclusão social. Mesmo na escola pública, com uma maioria de estudantes pobres, eu me sentia envergonhado por viver em um barraco de restos de madeira e não ter um banheiro no que chamava de ‘casa’. Hoje, eu me sinto a vontade para tratar desse tema e tenho orgulho de minhas origens”, conta, destacando que mesmo antes de entrar na Ufal já atuava como professor voluntário e, durante a graduação, dava aulas particulares para ter uma renda e ajudar em casa.

O processo de amadurecimento se deu simultaneamente aos ganhos de conhecimento na área, que o levaram até a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), onde pode colocar em prática as atividades de mentoria e seguir com esse propósito para transformar a vida de outros estudantes.

“O principal objetivo é munir os estudantes com as principais habilidades e competências para construir e manter suas carreiras, tanto no ambiente acadêmico como organizacional. Dentre os temas abordados estarão a organização pessoal, autoconhecimento, comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e criatividade. Estas habilidades são as chamadas ‘soft skills’, reconhecidas como fundamentais para o sucesso pessoal e profissional”, ressalta sobre o curso que está oferecendo.

Mentoria para a vida

Os interessados em participar devem enviar e-mail com o título ‘Mentoria Acadêmica’ para jadson.santos@usp.br e aguardar a confirmação. Após preenchimento das dez vagas haverá uma lista de espera. O curso vai ser realizado de forma virtual, a partir da segunda quinzena de janeiro e segue até o mês de julho, com reuniões semanais.

“Saber que eu posso utilizar toda a minha experiência de vida e conhecimentos para impactar positivamente a vida de outros me desperta um sentimento de estar seguindo o meu propósito. A mentoria é um processo de ganho mútuo”, declarou Jadson, que hoje é doutorando em Genética na Universidade de São Paulo e faz MBA em Gestão de Projetos (USP/Esauq). Clique aqui para acessar currículo.

O ex-morador da favela Sururu de Capote sonha com aquela máxima de conhecimentos retribuídos. E o foco, é a transformação coletiva: “O meu objetivo não é acabar com todos os desafios e, sim, tornar as pessoas capazes de enfrenta-los de cabeça erguida e de aprender com cada um deles. Um grande propósito da mentoria é que cada participante seja capaz de auxiliar outras pessoas em suas jornadas, fazendo da mentoria uma atividade que vai além de mim”.