Seminário virtual discute segurança alimentar em Alagoas

Evento é gratuito e acontece nesta terça (10) na plataforma Zoom
Por Jacqueline Freire - jornalista
09/11/2020 16h46

O Observatório de Estudos sobre a Luta por Terra e Território (Obelutte), projeto vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (Gepar), realiza nesta terça-feira (10), a partir das 15h, na Plataforma Zoom, o webinario Por uma Estratégia de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional para o estado de Alagoas. Para assistir ao debate acesse o site.

O evento é organizado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-AL), pela Rede Alagoana de Agroecologia (Rede Mutum) e pelo Obelutte/Gepar.

Segundo o professor Lucas Gama Lima, do Campus do Sertão da Ufal e um dos organizadores do evento, trata-se de um balanço importante a respeito dos (des)caminhos da soberania e segurança alimentar em Alagoas e das estratégias institucionais e coletivas de luta. “No momento em que a fome acomete milhões de pessoas no país, situação agravada pela pandemia do novo coronavírus e pela histórica negligência com a soberania e a segurança alimentar no país esse debate é fundamental”, disse.

Entre os debatedores estão Maria Emilia Pacheco (ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Alexandre Lima (secretário do Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte); Luciano Patrício (representante da Secretaria de Agricultura de Alagoas); e Maria Eunice de Jesus (presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas).