Proest realiza roda de conversa sobre saúde mental dos estudantes

Ação on-line marca também o lançamento de cartilha com foco no PLE
Por Ascom Ufal
27/11/2020 17h17 - Atualizado em 02/12/2020 às 13h25

A Pró-reitoria Estudantil (Proest), por meio da equipe de Psicologia, realiza, a partir da próxima terça-feira (1º), uma roda de conversa on-line sobre saúde mental com o tema: Como anda a sua saúde mental em tempos de PLE? A atividade é voltada aos discentes da Ufal de todos os campi e unidades e ocorre por meio da plataforma Google Meet, em diferentes sessões, conforme o cronograma liberado pela organização.

De acordo com o psicólogo e membro da equipe, Rafael Cunha, esses serão momentos de encontros coletivos para o acolhimento aos discentes. “O objetivo é ouvi-los sobre como têm sido as suas vivências durante a pandemia e o processo de adaptação às aulas remotas e conhecer quais têm sido os desafios e dificuldades”, explicou.

A atividade também marca outra ação encabeçada pela pró-reitoria, que é o lançamento da Cartilha de Saúde Mental para o Estudante durante o Período Letivo Excepcional (PLE). Trata-se de uma série de orientações formuladas pela equipe da Proest para auxiliar os estudantes no que diz respeito às dificuldades que, por acaso, estejam enfrentando nesse momento de aulas remotas.

“A cartilha se constitui como uma ferramenta de educação em saúde e tem como objetivo trazer algumas estratégias de enfrentamento que ajudem os estudantes a minimizar os impactos emocionais causados pelo período de crise e de mudanças que temos vivenciado. Sendo assim, construímos o material como um guia para esse momento, que é de retomada das atividades acadêmicas em um novo formato. A cartilha tem a intenção de propor estratégias que possam facilitar esse processo de adaptação”, explicou Cunha.

No material disponível gratuitamente na página da Ufal, os estudantes que aderiram ou não ao PLE podem encontrar informações e dicas de como organizar melhor seu tempo de estudo e de como lidar com emoções que vão desde a ansiedade até a desmotivação para a retomada dos estudos.

De acordo com o psicólogo da Proest, a cartilha atual surgiu como parte do planejamento das atividades da equipe durante o PLE e também como uma ação de continuidade à primeira cartilha lançada no início da pandemia com o tema: Saúde Mental e Atendimento Psicológico na Ufal em Tempos de Covid-19. Assim como a primeira, foi construída com a participação dos profissionais que compõem a equipe de Psicologia da Proest e dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) nos campi fora de sede. Vale ressaltar que o atendimento psicológico da Proest mantém-se ativo durante toda a pandemia e a solicitação deste tipo de serviço deve ser enviada para os seguintes endereços eletrônicos:

No Campus do Sertão: ana.santana@delmiro.ufal.br

No Campus Arapiraca – Unidade de Palmeira dos Índios: tathina.netto@palmeira.ufal.br

No Campus A. C. Simões: everton.calado@proest.ufal.br / lucelia.silva@proest.ufal.br / rafael.cunha@proest.ufal.br

Cronograma de encontros

Os encontros virtuais acontecem a partir desta terça-feira e vão até o fim da semana, sempre em diferentes horários, conforme o cronograma disponibilizado pela Proest. Confira abaixo:

No Campus do Sertão: 1º de dezembro, às 17h, 2 de dezembro, às 19h

No Campus Arapiraca: 1º de dezembro, às 10h, e 2 de dezembro, às 19h

No Campus A.C. Simões: 2 de dezembro, às 16h, 3 de dezembro, às 10h, 4 de dezembro, às 14h.

Lembrando que a atividade é gratuita para estudantes de toda a universidade e que o limite de participantes por sessão é de 20 pessoas. Para participar é necessário acessar o link disponibilizado momentos antes do início de cada sessão pelo perfil da Proest, no Instagram.