Expocom Nordeste premia estudantes de Jornalismo da Ufal

Milenna Alves, Janyelle Vieira, Pedro Vianna e Camilla Bibiano seguem agora para competição nacional
Por Jacqueline Freire – jornalista
06/11/2020 14h58

A expectativa é grande. Milenna Alves, Janyelle Vieira, Pedro Vianna e Camilla Bibiano, estudantes do 8º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, foram vencedores da etapa regional Nordeste da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). Eles seguem agora para a fase nacional da competição. O prêmio, destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação na área da Comunicação, é uma oportunidade de dar visibilidade aos discentes e à Universidade.

Os trabalhos vencedores na categoria regional foram a revista Expressões - Revista Cultural de Alagoas, na categoria Revista - laboratório impressa, e a HQ Joana, na categoria Histórias em Quadrinhos. A competição nacional será realizada virtualmente no dia 10 de dezembro.

Segundo Milenna Alves, a Revista Expressões nasceu da ideia de criar um produto jornalístico sobre Alagoas. “A princípio o nosso foco era o artesanato local, que foi o tema da nossa primeira edição, onde trouxemos mestres da arte popular e trabalhos manuais. Quando pensamos na segunda edição da revista escolhemos ampliar a temática e falar sobre cultura alagoana e, assim, nasceu a nossa segunda edição e o tema foi o bairro do Pontal da Barra e suas manifestações culturais. Então, a revista Expressões é um produto que homenageia Alagoas e os produtores de arte local”, explicou.

A Revista surgiu dentro da disciplina de Laboratório de Mídia Impressa, ministrada pelo professor Marcelo Robalinho, que orientou os estudantes na disciplina e em todo o processo de submissão e competição do Expocom. “Ele contribuiu diretamente para nossa conquista com as revisões e orientações”, afirmou Milenna.

O Expocom deste ano aconteceu de forma remota, por conta da pandemia, mas isso não desanimou os estudantes. “Mesmo com o cenário de um evento totalmente virtual esse ano não desanimamos em participar. O Intercom é o maior congresso de comunicação regional e quando fomos selecionados como finalistas já ficamos felizes e a vitória na categoria foi importante por ser um reconhecimento da academia a nossa produção”, disse a aluna.

A estudante Janyelle Vieira explica, ainda, que a intenção da revista foi valorizar a cultura regional e divulgar diferentes expressões artesanais. “Nós queríamos disseminar informações sobre artesãos, produtos desenvolvidos aqui e outras experiências. O nome foi escolhido com o objetivo de exaltar as expressões artísticas específicas de cada artista e região do Estado, na forma de criar, executar e vender as produções de forma única”, explicou.

Para ela, a revista é uma forma de procurar fazer o leitor refletir sobre esse mercado, com matérias críticas, reportagens especiais, dentre outros gêneros jornalísticos - para que o público fique atualizado em torno das questões culturais do Estado. “Além de valorizar o artesanato e os artesãos alagoanos, a revista também busca problematizar algumas questões como a valorização dessa arte pelas pessoas locais e as oportunidades dadas pelos órgãos responsáveis, trazendo informações sobre editais e eventos que promovam a temática; o processo de criatividade; curiosidades do artesanato local; entre outros”, explicou Janyelle.

HQ

Partindo de outro processo criativo, a História em Quadrinhos Joana foi criada dentro de disciplina eletiva, ministrada pelo professor Amaro Braga, como um produto visual com roteiro original a ser criado no final das avaliações. “Criamos uma super-heroína, a Joana, dentro de um processo de desconstrução. Mulher, mãe solteira. Aqui os vilões a combater são o assédio, o patriarcado e o machismo”, explicoua Camilla Bibiano, uma das idealizadoras da revista em quadrinhos.

São três histórias, a primeira sobre assédio, a segunda sobre rivalidade feminina e a última sobre machismo. O nome da HQ é inspirado na personagem histórica e santa católica Joana D’Arc. “Pensamos nela por ser um nome comum, curto, simples, e com uma história forte, que morre por expor suas opiniões numa época em que isso não era permitido. O processo de criação foi bem tranquilo, somos uma equipe de cinco pessoas, dividimos as tarefas ao criar os roteiros, com histórias curtas e o que aconteceria em cada quadro”, contou Camilla.

Para a estudante, a ideia da HQ ajudou a desconstruir alguns estereótipos de personagens femininos, como a cor rosa nas roupas. “Ela não usou roupas rosa, ela usa vermelho, uma cor que remete ao poder. Quisemos dar uma ideia de força e poder, na tentativa de sair da ideia de menininha, ela é uma heroína que vai lutar contra vilões”, explicou.

Camilla comemora: “É um reconhecimento que nos deixa muito gratos, não só para nós alunos e para os professores, mas para a Universidade, queremos mostrar que no Cos existem produções muito boas e que as vezes os próprios alunos não têm esse olhar atento para participar desses congressos tão importantes na nossa área. Representar o Nordeste é uma oportunidade incrível, a expectativa é muito boa e positiva, mais do que imaginamos”.

A Expocom

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.

A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualificação de seu curriculum vitae, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.