Apala oferta capacitação para alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem

Em Alagoas, projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios
Por Ascom UFal
26/11/2020 15h26

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) promove mais uma capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, nos dias 9 e 10 de dezembro, das 19h às 22h, pela plataforma Zoom. Estão sendo ofertadas 60 vagas para acadêmicos de Medicina e Enfermagem, independente do período que estejam cursando.

As inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro, por este link. No formulário de inscrição, o aluno deve informar a instituição pela qual participa (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas) e a data de participação na capacitação (apenas a 1ª data da capacitação, 9 de dezembro).

Este ano a capacitação será em formato on-line e terá carga horária de 6 horas, sendo 3 horas por dia, com direito a certificado de participação. As aulas serão ministradas pela médica oncologista pediátrica, Suzana Marinho, que também é coordenadora científica do projeto.

O projeto Quanto mais cedo, melhor!, lançado pela Apala, tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil e alertar para os principais sintomas da doença. É realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald e faz parte do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que consiste na realização de capacitações de profissionais e estudantes de medicina e enfermagem, para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados. E, dessa forma, reduzir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.

O Programa existe desde 2008 e já capacitou mais de 26 mil profissionais de saúde em 214 municípios, envolvendo 20 instituições e 14 estados. Aqui em Alagoas, o projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios. Apesar dos números expressivos, ainda há um grande número de profissionais a serem alcançados e sensibilizados.