Arapiraca receberá novo curso de pós-graduação no próximo ano

Mestrado em Ensino e Formação de Professores deve ampliar alcance do Ensino Superior em Arapiraca
Por Jacqueline Freire - jornalista
26/10/2020 15h30 - Atualizado em 29/10/2020 às 15h25

O Campus Arapiraca deve receber no próximo ano mais uma pós-graduação. O mestrado em Ensino e Formação de Professores foi aprovado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pòs-graduação e deve ajudar a expandir o alcance do ensino superior no interior do Estado.

Segundo o coordenador geral das Pós-graduações na Universidade Federal de Alagoas, professor Walter Matias, com esse novo curso a Ufal amplia as ações da formação continuada, em Alagoas. “Estamos continuando a missão formadora de docentes e pesquisadores, qualificando, dessa forma, os ensinantes protagonistas para uma melhor prática educacional no contexto do ensino, bem como da pesquisa científica”, afirma.

Ainda segundo o professor Matias, o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores é uma necessidade histórica, dadas as características socioeconômicas e culturais do Estado de Alagoas e, mais especificamente, da região do Agreste alagoano.

“A despeito das melhorias experimentadas nos últimos 15 anos, sabe-se que Alagoas ocupa as últimas colocações no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e expectativa de vida (em torno de 70 anos), segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano. Por outro lado, há uma grande riqueza histórica e cultural, com elementos indígenas, africanos e dos imigrantes europeus. Alagoas foi palco do primeiro movimento popular de resistência e luta, conhecido como Quilombo dos Palmares. A expansão do Ensino Superior e as universidades no interior ocupam, deste modo, posição relevante para minimizar problemas sociais”, comemora.