Alunos de licenciatura podem cumprir estágio de forma não presencial

Prograd negocia com escolas públicas os campos de prática e criou um Guia de Possibilidades
Por Manuella Soares - jornalista
07/10/2020 14h49 - Atualizado em 08/10/2020 às 14h05

Com a proximidade das atividades do Período Letivo Excepcional (PLE) da Ufal os estudantes na reta final das licenciaturas vivem a expectativa de cumprir os estágios para concluir os cursos. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) está concentrando esforços para viabilizar o componente curricular Estágio Supervisionando, ofertado no PLE, num formato não presencial.

De acordo com a coordenadora de Cursos de Graduação (CCG), Eliane Barbosa, as equipes da Prograd  já se reuniram com representantes das secretarias de Educação do Município de Maceió e de Delmiro Gouveia para apresentar o Guia de Possibilidades de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da Ufal, elaborado pela Comissão de Estágios das Licenciaturas.

O documento, disponível aqui, foi construído para orientar estudantes e professores sobre as diversas alternativas de realizar um estágio no período de Atividades Acadêmicas Não Presenciais (AANPs) e a necessidade de repensar novos modos da formação docente.

“A reunião [realizada no dia 1º] foi muito produtiva, foi um diálogo inicial sobre as possibilidades de as secretarias serem parceiras para a realização do estágio das licenciaturas nas escolas municipais. As secretárias presentes na reunião manifestaram a possibilidade da continuidade do diálogo para as tratativas de como poderá ser viabilizado”, destacou Barbosa.

Ainda esta semana, a equipe das secretarias, a Prograd e membros da Comissão participam de mais uma reunião para continuar as discussões e ampliar as tratativas em outros municípios.

Possibilidades e expectativas

A oferta acadêmica do componente curricular Estágio Supervisionado já foi disponibilizada pelos cursos para o PLE, que começa na próxima terça-feira (13). De acordo com o Guia específico para as licenciaturas da Ufal, num primeiro momento, os coordenadores de Estágio vão consultar as escolas públicas sobre a estrutura do ensino remoto adotado, os resultados alcançados e as dificuldades enfrentadas nas experiências com esse formato de ensino.

O documento organizado pela Prograd propõe videoaulas, videoconferências, lives e webinários como atividades que podem ser desenvolvidas pelos estagiários sob a supervisão de um professor. O docente vai acompanhar as atividades, controlar a frequência e fazer as avaliações conforme o Plano de Estágio desenvolvido.

Outras opções também são sugeridas no Guia de Possibilidades para aplicar nas turmas que receberão os estagiários, a exemplo de: leituras orientadas; discussão e reflexão sobre práticas de professores em diferentes linguagens, como relatos escritos ou em áudio; análise de materiais didáticos; produção de exercícios e jogos online; criação de blogs e vlogs, para interação com a turma; revista digital, para inserção de textos, fotografias e sons; além de seminários interdisciplinares online.

Cumprimento de carga horária

A Pró-reitoria de Graduação permite três opções para cumprimento da carga horária do Estágio Supervisionado no PLE: não presencial; aproveitamento de atividades práticas de ensino; e estágio como forma de pesquisa.

No estágio não presencial os licenciandos poderão participar do planejamento e ministrar aulas virtuais, conforme aceite do professor supervisor da escola. As disciplinas podem ser ofertadas integralmente ou apenas como parte da carga horária.

Se o aluno quiser, também pode aproveitar atividades de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica, extensão e pesquisa, que tenham ações que envolvam intervenção na escola ou sala de aula, como parte da carga horária do estágio. Também é possível desenvolver o estágio sob forma de pesquisa, por meio de encontros síncronos e assíncronos, ou análise documental.