Serviço de Atenção à Saúde dos Estudantes é inaugurado na UDA

Ambulatório específico ofertará atenção básica em saúde para discentes da Ufal
Por Izadora García - relações públicas
23/01/2020 17h23 - Atualizado em 27/01/2020 às 10h24
Solenidade marcou a entrega do serviço aos estudantes. Foto: Renner Boldrino

Na manhã de ontem (21), foi inaugurado o ambulatório do Serviço de Atenção à Saúde do Estudante (Sase), na Unidade Docente Assistencial (UDA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa tem como objetivo integrar atendimentos, ações e programas voltados à proteção, promoção e recuperação da saúde de alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

De acordo com Valéria Correia, atual reitora da Ufal, o ambulatório configura mais uma conquista para a assistência estudantil, priorizada em sua Gestão. “É uma dupla conquista: primeiro porque representa um grande passo no preocupante contexto de adoecimento físico e mental que os estudantes vivenciam atualmente. Atitudes como essa, que valorizam e priorizam nossos discentes, se refletem nos índices de queda na evasão e sucesso no número de diplomados”, avaliou.

O serviço foi instituído por meio da portaria nº 77/2020, que normatiza o novo instrumento para cuidado com os estudantes. Anteriormente ao ambulatório , a Proest intermediava encaminhamentos para o Hospital Universitário e gabinete odontológico. A pró-reitora estudantil, Silvana Medeiros, estima que mais de 1.000 estudantes já receberam atendimento por esta via e acredita que, com o ambulatório da UDA, o número de estudantes recebendo assistência deve crescer.

Silvana afirma que a ação só reafirma a atenção integral dispensada aos estudantes pela Universidade. “Esse é um momento de conclusão de um ciclo e é com muito alegria que demos um passo a mais no que já existia no atendimento aos estudantes. Ações como essa, que se refletem na qualidade de vida acadêmica, só mostram nosso compromisso. Todas as nossas conquistas provam que, quando há soma de vontades, tudo é possível”, avaliou.

A nutricionista, Priscila Vasconcelos, representando a Faculdade de Medicina (Famed) e o Conselho Gestor da UDA, falou sobre a importância da Unidade como um espaço para a formação nos cursos de saúde e, agora, com o atendimento, que proporcionará melhoria para a vida dos discentes e aproveitou a oportunidade para elogiar a Gestão pelas iniciativas de assistência estudantil. “A gente agradece e parabeniza essa Gestão, de Valéria e Silvana, que é extremamente importante para os acadêmicos”, finalizou.

Conselho se reunirá na próxima semana

a próxima quinta-feira (30), o Conselho Gestor Acadêmico da Unidade Docente Assistencial se reunirá para discutir a  composição da Comissão Gestora do Sase. A atividade acontecerá na própria UDA, a partir das 14h.