Estudantes de Relações Públicas fazem visita técnica à Ascom da Ufal

Objetivo é elaborar um relatório corporativo e opinativo
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo (texto e fotos)
28/01/2020 17h32 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Estudantes de Relações Públicas puderam conhecer o trabalho e funcionamento da Assessoria de Comunicação da Universidade

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas, estabelece uma ligação entre a Universidade e o público. Para compreender o funcionamento do órgão de apoio, estudantes do 3ª período de Relações Públicas, da disciplina Análise e Produção Textual - 2º período, ministrada pela professora Mércia Pimentel, estiveram presentes nesta terça-feira (28), no setor.

A visita técnica teve como objetivo a elaboração de um relatório corporativo e opinativo que será realizado pelos estudantes da turma, de acordo com o discente Pedro Rocha. ‘‘Vocês recebem muita demanda. É muito trabalho! Tem gente que vê de fora e não entende a importância do trabalho da Assessoria de Comunicação. Para mim como futuro RP, foi um grande aprendizado e sei que vou ter muito trabalho pela frente’’, confessa dizendo que ‘‘não conhecia muito da Ascom. É muito mais do que se imagina. Você vê um estagiário que trabalha como um profissional.’’

A equipe da Ascom recebeu com boas-vindas os estudantes e ficou aberta às perguntas. Emídio Ferraz, estagiário do Núcleo de Relações Públicas (Nurp), explica que ‘‘algumas das atividades são: clipagem da Universidade nos meios de comunicação impresso e digital. Faço criação de campanha institucional, gerenciamento de redes sociais, mailing, gravação de boletins e entre outras funções’’, completa dizendo que o trabalho na Ascom é integrado.

Amanda Alves, estagiária das Redes Sociais conta que a Ufal está inserida nas principais redes sociais digitais que são Youtube, Instagram, Twitter e o Facebook e ‘‘nossa função é responder as mensagens; fazer publicação tanto nas redes e no feed. É ficar de olho no que está acontecendo dentro da Universidade. É fornecer esse apoio rápido e objetivo para que a comunicação seja mais eficiente’’.

Sobre a Ascom

A Ascom é um órgão de apoio de assessoramento da Ufal, que tem como objetivo promover a divulgação de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão junto aos diferentes meios de comunicação, de alcance local e nacional. As pesquisas, eventos, serviços, projetos, programas e as atividades de extensão também são divulgados através dos veículos institucionais, voltados para a comunicação interna e externa.

Atualmente existem quatro núcleos de Comunicação que trabalham no setor: Núcleo de Criação, Núcleo de Imprensa, Núcleo de Relações Públicas e Núcleo de Audiovisual. Os produtos de comunicação desenvolvidos pela Ascom objetivam levar à sociedade uma imagem positiva da Ufal.

A Ascom administra as notícias do portal, com atualização diária de matérias relacionadas às atividades acadêmicas e administrativas; no envio de releases para o veículos de comunicação do Estado, como sugestão de pauta; realiza cobertura jornalística e fotográfica dos eventos e solenidades promovidos pela universidade; planejamento, organização e execução de plano de comunicação dos eventos institucionais; campanhas de responsabilidade social.

O órgão de apoio também é responsável pela elaboração de peças para banner virtuais e outdoors, além elaborar arte de cartazes, folders e outros projetos gráficos. Também disponibiliza diariamente a clipagem eletrônica (Ufal na mídia), com tudo que saiu sobre a universidade nos veículos de comunicação locais e nacionais (TV, jornais impressos e sites de notícias), além de atender à imprensa para agenda de entrevistas dos gestores e demais integrantes da comunidade acadêmica e acompanhar a agenda externa da equipe gestora.

As ações de comunicação interna e externa são desenvolvidas por meio do Núcleo de Imprensa e do Núcleo de Relações Públicas, visando fortalecer e dar visibilidade à imagem institucional. A Ascom vem trabalhando com a perspectiva da comunicação integrada, onde suas ações, estratégias e produtos de comunicação são planejados e desenvolvidos com a intenção de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos e à sociedade como um todo.