Reabertura de matrícula, rematrícula e prorrogação de curso têm novo prazo

Solicitações devem ser feitas de 23 de setembro a 11 de outubro
Por Ascom Ufal
24/09/2019 08h45 - Atualizado em 23/09/2019 às 11h05

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Ufal, por meio do Departamento de Registro de Controle Acadêmico (DRCA), concedeu um novo prazo para que os estudantes da instituição possam solicitar reabertura de matrícula, rematrícula e prorrogação de integralização de curso referente ao semestre letivo 2019.2. 

De 23 de setembro a 11 de outubro, os interessados devem se encaminhar ao DRCA, no caso dos cursos ofertados em Maceió, ou aos Centros de Registros e Controle Acadêmico (CRCA), nos campi do interior, se a demanda for reabertura de matrícula. Já para dar entrada nos processos de rematrícula e prorrogação de integralização é preciso se dirigir às coordenações de graduação. 

Condições para solicitar 

A coordenadora de Cursos de Graduação da Prograd, Giana Raquel Rosa, esclarece que o processo de reabertura de matrícula é destinado aos estudantes que estão com o curso “trancado”, conforme a Resolução nº 56/95 Cepe Ufal, de 18 de julho de 1995. “O aluno que fez o processo de trancamento pode solicitar reabertura”, afirma. 

Já a rematrícula deve ser solicitada pelos discentes que estão com o curso bloqueado por um ou dois semestres. “Nesse caso, o estudante deixou de se matricular por um ou dois semestres, por isso ficou com um ou dois bloqueios”, explica a coordenadora. “Quem está com três bloqueios não tem direito à rematrícula, pois está em condição de desligamento, de acordo com a Resolução Nº 25/2005 Cepe Ufal, de 26 de outubro de 2005”, informa. 

Sobre a prorrogação de curso, Giana explica que é destinada para “o estudante que, passado o tempo máximo de integralização, não conseguiu terminar o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]. Por isso, vai solicitar prorrogação por mais um semestre”. Ela ressalta: “Nesse período, deve fazer o TCC ou algum componente curricular, desde que não ultrapasse muito 10% da carga horária e que consiga fazer em um semestre, pois não existe possibilidade de nova prorrogação”.