Ichca recebe 1° Encontro do Programa de Pós-graduação em Filosofia

O evento ocorre nos próximos dias 19 e 20 com o objetivo debater e divulgar as pesquisas do Programa
Por Olívio Candido - estagiário de Jornalismo
13/08/2019 07h30 - Atualizado em 12/08/2019 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Nos dias 19 e 20 de agosto ocorrerá o 1º Encontro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento será realizado no miniauditório do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (Ichca), das 16h às 22h. O encontro abre espaço para o debate e a divulgação de pesquisas realizadas no Programa (PPGFIL) e incentiva o intercâmbio entre pesquisadores em Filosofia com vínculo em outros programas de pós-graduação. 

O evento começa no dia 19 de agosto com a Mesa de Comunicações contemplando cinco apresentações de pesquisas. A atividade vai abordar temas como: A dúvida hiperbólica cartesiana pode ser entendida como um experimento de pensamento filosófico?, do pesquisador Danilo dos Santos Calheiros, e Introdução ao problema da gênese do eu em Freud: entre metapsicologia e epistemologia, de Jéssica Baêta de Azevêdo Carvalho, entre outras pesquisas. No primeiro dia, o evento será encerrado com palestra sobre O problema da causação mental no naturalismo biológico de John Searle, ministrada pelo professor Maxwell Morais de Lima Filho, a partir das 19h. 

O segundo dia de debates também terá cinco apresentações de pesquisa na Mesa de Comunicações, que ocorre das 16h às 18h. Alguns dos temas abordados são: Os discursos sobre o amor no Fedro de Platão, de Tiago de Rosário Silva e Os corpos dóceis em Michel Foucault, de Ricardo Max Lima Cavalcante.  Em seguida, haverá das 18h às 19h o lançamento do livro Sobre losers: fracasso, impotência e afetos no capitalismo contemporâneo, do professor Érico Andrade. O professor fecha o evento com palestra sobre o livro. 

Para fazer a inscrição, acesse o link.