Faculdade de Direito realiza primeiro concurso de júris

Objetivo foi selecionar estudantes para representar a FDA no Concurso de Júris da OAB
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
08/08/2019 11h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Participantes do 1º Concurso de Júris Simulado da FDA

Participantes do 1º Concurso de Júris Simulado da FDA

A Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC) e a direção da Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas realizaram o 1° Concurso de Júris da FDA com a participação de estudantes e professores. O objetivo do concurso foi selecionar alunos para representar a Faculdade no Concurso de Júris da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) concorrendo com outras instituições de ensino superior do Estado. 

O intuito da atividade, segundo os organizadores, foi possibilitar o envolvimento em situações simuladas da prática forense criminal, especificamente, na atuação com casos de competência do Tribunal do Júri, os crimes dolosos contra a vida. No momento, eles puderam lidar com processos como homicídio doloso e tentativa de homicídio, simulando a defesa e a acusação no processo penal, visando condenar ou gerar uma tese de defesa a bem de um indivíduo acusado. Os casos trabalhados eram reais, mas que já foram julgados há anos com trânsito em julgado, ou seja, não se pode mais recorrer. 

O concurso foi idealizado como uma ação acadêmica que incentiva o protagonismo e a desenvoltura dos discentes com casos práticos. A Liga ressalta que a iniciativa está associada ao reconhecimento institucional da relevância de competições internas que possibilitam a aproximação entre a teoria e prática como elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem na formação jurídica. 

"O 1º Concurso de Júris Simulado da FDA representa uma importante experiência para os estudantes, estimulando o aprofundamento teórico e prático no campo das ciências criminais, tão importante para os que querem atuar profissionalmente no Tribunal do Júri. Além disso, consiste em um caminho justo de seleção de estudantes que participarão do Concurso de Júris da OAB, do qual a nossa FDA foi campeã no ano de 2018", destacou a diretora da FDA, Elaine Pimentel. 

Oito duplas foram inscritas no concurso e quatro delas classificadas para a semifinal. Os alunos Joanna Júlia e Erick Gomes conquistaram o primeiro lugar. Em segundo, ficaram Victor Alex e Vilmário Wanderley e em terceiro, Matheus Souza e Rodrigo Tenório. Participaram do concurso da FDA como avaliadores, a professora Elaine Pimentel e o professor Raimundo Palmeira, além do juiz de Direito que atua no Tribunal do Júri em Maceió, John Silas, presidindo os júris da semifinal e final. 

“Estamos nos preparando efetivamente e pretendemos ser, novamente, vitoriosos no concurso estadual e representar Alagoas no Concurso Nacional. Cumpre destacar que, após a disputa interna, agora, a Faculdade é uma só, todos os discentes restam unidos em prol de um único propósito: a vitória no Concurso de Júri Simulado da OAB/AL” conta Joanna Júlia, aluna vencedora do concurso, que agradeceu à comissão organizadora e sugeriu: “É uma iniciativa muito importante e que deve se firmar na cultura jurídica da nossa Universidade”.