Doutoranda em Química vence prêmio da Sociedade Brasileira de Catálise

Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
29/08/2019 08h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Thatiane e sua orientadora, professora Simoni Meneghetti

O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ganhou mais uma conquista. Thatiane Veríssimo dos Santos, aluna do doutorado na área de Catálise Heterogênea e sua aplicação em processos de biorrefinaria, foi uma das vencedoras do concurso Prêmio Arrhenius 2019, da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT).

A comissão avaliadora levou em consideração a qualidade do trabalho, a forma de apresentação no 20º Congresso Brasileiro de Catálise (CBCAT) e o currículo dos candidatos. De acordo com Thatiane, seu trabalho fez parte do doutoramento, sobre a conversão de biomassa em diversos insumos químicos.

“Me senti feliz pela conquista, visto que é um prêmio em nível nacional”, declarou a doutoranda. Ela também ressaltou que sua vitória não foi fruto de um esforço solitário, mencionando a colaboração da orientadora, a professora Simoni Meneghetti, e as alunas de iniciação científica Débora Olímpio e Dhara Pryson, que auxiliaram durante os experimentos.

Thatiane vem formando seu currículo desde a época da graduação. “Durante toda a minha trajetória acadêmica, sempre tive a preocupação com trabalho de qualidade aliado à divulgação de resultados”, informou a aluna do PPGQB. E completou: “Essa trajetória me habilitou a ter um currículo competitivo em nível nacional, proporcionando, então, a conquista do prêmio Arrhenius, que tem grande importância no plano individual, para o grupo o qual faço parte [Grupo de Catálise e Reatividade Química] e para a Universidade”.

Entre os dias 1º e 5 de setembro acontecerá o CBCAT 2019, em São Paulo. É nesse evento que Thatiane receberá o prêmio. Para conferir a lista de vencedores, acesso o resultado completo aqui

Sobre o Prêmio Arrhenius

Segundo a Sociedade Brasileira de Catálise, o objetivo do concurso, que é realizado a cada dois anos, é “auxiliar estudantes de pós-graduação em catálise a vencer a barreira de ativação natural que existe à participação no Congresso Brasileiro de Catálise”. Para isso, há o financiamento da participação de até dois alunos de cada regional da SBCAT.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em um curso de pós-graduação no Brasil.