Prograd realiza 1° Encontro dos Estagiários da Ufal

O evento aconteceu no CIC, na última terça-feira (23)
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
25/07/2019 07h15 - Atualizado em 24/07/2019 às 13h42
Encontro foi realizado pela Prograd na última terça (23)

Na manhã da última terça-feira (23), aconteceu o 1° Encontro dos Estagiários da Ufal, no Centro de Interesse Comunitário (CIC). No momento, foram realizadas duas dinâmicas: a primeira para apresentação individual de cada um e, a segunda, em grupo, onde os estagiários puderam identificar potencialidades, fragilidades e propor sugestões. O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Gerência de Estágios (Gest). A equipe técnica foi representada pela pró-reitora Sandra Regina, a técnica em Assuntos Educacionais Geisa Ferreira e o gerente de Estágios Thiago Prudente.

Segundo Geisa, o objetivo do encontro foi “compreender como os estagiários da Ufal estão percebendo o processo, quais são os pontos negativos e positivos, e dá sugestões para que a equipe técnica possa melhorar”. Dentre as sugestões propostas, estavam: gratuidade de uma refeição no Restaurante Universitário, cursos de capacitação para os estagiários e mais eventos do tipo.

A estudante do 5° período de Ciências Sociais, Mayres Lane, estagiária da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), relatou como foi participar desse  primeiro encontro. “Foi muito importante porque foi esclarecedor a respeito de muitas dúvidas que nós, enquanto estagiários, temos, principalmente nesse período de integralização dentro do nosso setor. Saio daqui muito satisfeita e mais motivada para realizar meu trabalho”, externou.

Para Sandra, é preciso entender que o estágio é um trabalho remunerado que o estudante realiza no turno oposto ao que estuda. “Ele passa por um edital, ele recebe Siape, todos os direitos de estagiários e geralmente são alocados em espaços que têm relação direta com sua formação.  Ou seja, essa identidade da área de atuação, com a formação e ementa dos projetos pedagógicos dos cursos. Eu penso que é um momento muito oportuno em afirmar o compromisso da Universidade, que é fornecer uma formação de qualidade’’, disse.

Sobre as sugestões apresentadas, a pró-reitora afirmou que serão encaminhadas, em forma de proposições objetivas, aos setores responsáveis.