Pinacoteca seleciona alunos de Arapiraca para colaborar em exposição

São dez vagas para estudantes de qualquer período dos cursos de graduação presenciais
Por Ascom Ufal
11/06/2019 09h43
Arte de divulgação

A Pinacoteca Universitária, museu de artes visuais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), abriu processo seletivo para dez monitores/mediadores atuarem em exposição temporária na cidade de Arapiraca durante o período de três meses. Os candidatos devem ser alunos de qualquer curso, inclusive calouros, de graduação presencial do Campus Arapiraca. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (14). Poderão concorrer, também, alunos que recebem bolsas ou fazem estágio remunerado.

Neste projeto de extensão, a Pinacoteca Universitária apresenta, pela primeira vez, parte do seu acervo em outra cidade alagoana, como também em outra instituição. O objetivo da Exposição Temporária é celebrar a memória dos 20 anos de arte contemporânea na Pinacoteca.

Os discentes selecionados serão mediadores de uma exposição, cuja a atribuição é intermediar a relação entre a narrativa expositiva, as obras em exposição e o público visitante. A ação do mediador é focada no diálogo, no estímulo à experiência, na troca de saberes e a produção de narrativas por meio do compartilhamento das diferentes percepções, memórias e pontos de vista.

O período de atuação dos monitores será nos meses de julho, agosto e setembro; com carga horária de nove horas semanais, podendo ser alocados nos horários conforme disponibilidade declarada e também das demandas e necessidades apontadas pela Comissão Organizadora. O discente classificado como monitor receberá o auxílio à participação de evento no valor de R$ 300 durante o período de três meses.

O processo seletivo é uma parceria entre a Pró-reitoria Estudantil e a Pró-reitoria de Extensão. As inscrições serão feitas exclusivamente online, conforme endereço eletrônico informado no Edital Nº 02/2019.

A Comissão de Avaliação irá considerar o histórico analítico da graduação, comprovante de matrícula, carta de intenção e currículo. O resultado parcial vai ser divulgado até o dia 17 de junho. E no dia 19 os classificados serão submetidos a uma entrevista no Campus Arapiraca. O resultado final vai ser divulgado no dia 25 do mesmo mês na seção de editais do site da Ufal.