Associação de Negros promove 1ª Calourada Preta na Ufal

O evento pretende recepcionar de forma especial estudantes negros com rodas de conversa, oficinas e música
Por Renata Morais - estagiária de Jornalismo
08/05/2019 09h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Arte de divulgação

A Ufal recebe a 1ª Calourada Preta que é organizada pela Associação de Negros e Negras da Ufal (ANU). O evento começa na próxima segunda-feira (13), na Praça da Paz, a partir das 15h e segue com programação até a sexta-feira (17). A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma recepção especial para estudantes negros e, para isso, serão realizadas diversas atividades voltadas a discussões desse público específico.

"Cientes das dificuldades encontradas por pessoas negras para alcançar o sonho do ensino superior, a ANU planejou um evento voltado para receber esses corpos abrangendo suas trajetórias e complexidades. Pessoas de pele preta ainda são minoria nos espaços acadêmicos, mas já demarcam uma posição e servem de referência para outros jovens negros recém-chegados na Universidade", destacam os organizadores.

No primeiro dia, haverá uma roda de conversa, às 15h, na Praça da Paz, e em seguida será exibido o filme Abolição (1988) , às 19h no Auditório da Biblioteca Central. Na terça-feira (14) tem exposição da Mostra Enaura de Cinema Preto Alagoano, na BC. O Instituto de Psicologia (IP) sedia, na quarta-feira (15), às 15h, a discussão Psicologia preta: um diálogo sobre saúde mental da população negra. E a quinta-feira (16) será dedicada às oficinas temáticas na Praça da Paz.