Ufal realiza Calourada para recepção de alunos em 2019.1

Programação terá apresentação cultural, Aula Magna da reitora e tour pelo Campus A.C. Simões
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
02/05/2019 08h40 - Atualizado em 06/05/2019 às 09h22

Com praticamente uma semana inteira dedicada à acolhida dos novos alunos para o período letivo 2019.1, a Calourada da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, terá sua programação iniciando na próxima segunda-feira (6). Seguindo o padrão dos anos anteriores, o ato institucional é realizado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest), de Extensão (Proex), pelos centros acadêmicos (CAs) e coordenações dos cursos.

“A calourada é um momento significativo de acolhimento da Universidade aos novos estudantes. É um momento de apresentação do que compreende o tripé ensino, pesquisa e extensão”, comentou a pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, e completou: “é um momento dos estudantes se reconhecerem e entenderem que fazem parte de uma instituição mais ampla”.

O primeiro dia da calourada será composto pela recepção dos calouros, com apresentação cultural e um café da manhã. Em seguida haverá a solenidade de abertura, com um vídeo institucional e a Aula Magna da reitora Valéria Correia, que terá como tema Qual o papel e a missão da universidade pública para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e desenvolvimento social? Haverá também o sorteio de livros da Editora da Ufal (Edufal) e um tour pelo campus, que visa apresentar a universidade para os alunos. O ônibus que levará os estudantes estará no hall da Reitoria. A mesma programação segue nos turnos da tarde e noite, mas não haverá o CitTour noturno.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também vai estar presente durante o dia na segunda-feira como parte da programação solidária.

Já na terça-feira (7) haverá, das 8h às 9h30, a Calourada Verde, onde mudas de plantas nativas serão plantadas na lateral do bloco de Educação Física. Além disso, cada Unidade Acadêmica e Centro Acadêmico (CA) vai ficar responsável por organizar e promover suas próprias atividades para os ingressantes.