Rádio Ufal é tema de trabalho de estudantes de Relações Públicas

Apresentação recordou surgimento do veículo na instituição e propôs plano de ações para torna-la mais popular entre a comunidade universitária
Por Divulgação Ascom Ufal
10/04/2019 08h20 - Atualizado em 11/09/2020 às 16h47
Os estudantes apresentaram o Plano de Ações

Os estudantes apresentaram o Plano de Ações

Quatro estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas apresentaram um Plano de Ações para Divulgação da Rádio Ufal. O trabalho fez parte da disciplina Produção Institucional em Multiplataformas, ministrada pela professora e jornalista Lenilda Luna e fez breve resgate quanto ao surgimento do veículo na Universidade, além de pontuar ações no objetivo de fazer com que ela se torne mais próxima da comunidade.

“Acreditamos que para fazer com que a Rádio Ufal seja mais escutada ou tenha mais acessos pela comunidade acadêmica é preciso trazer essa comunidade para a Rádio. Por isso, dentro do plano de ações, temos algumas sugestões como, por exemplo, a ampliação da cobertura de eventos acadêmicos ou culturais que, além de matérias no portal, poderiam ganhar transmissões ao vivo pela Rádio. No entanto, sabemos que não é assim tão fácil, por isso, destacamos a importância de estudar a viabilidade de se fazerem as transmissões”, explicaram os integrantes do trabalho.

Outra ideia foi o Pergunte pra Gestão, onde a comunidade universitária enviaria perguntas por e-mail ou redes sociais. “Além de aproximar ainda mais os gestores da comunidade, a gente pensou na questão da transparência, que sempre foi um dos pilares desta Gestão”, ressaltaram os integrantes.

Além disso, na lista de sugestões está a criação de um bloco de divulgação das notícias publicadas no site, de hora em hora, das 12h às 18h. “Os plantões seriam gravados e a partir das 20h ganhariam reprises em ordem diferente de quando foram exibidos enquanto inéditos”, complementaram.

Também foi sugerida a criação de programa especial, com duração – a princípio – de 30 minutos e em caráter semanal com entrevistas relacionadas às matérias publicadas no site, mesclando notícias, informação e entretenimento. Já para o final do ano, a equipe sugeriu uma Retrospectiva Ufal. “Tal como acontece na TV, pensamos em um programa especial para o final do ano letivo com as matérias que mais se destacassem a cada mês, ganhando destaque nessa Retrospectiva com personagens convidados para entrevistas especiais, enfim, um resumo do ano mesmo”, explicam.

Para a professora, as propostas do grupo sobre a Rádio Ufal foram bem realistas e efetivas, o que revelou conhecimento do objeto do trabalho. “Esse exercício tinha como objetivo levar os estudantes a planejarem uma ação concreta de comunicação institucional. O grupo atendeu ao que foi proposto e fez uma contribuição concreta para o setor escolhido”, destacou Lenilda Luna.

E como fazer tudo isso?

Durante a apresentação, os estudantes apontaram também que para o projeto avançar, seria importante que a equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom), responsável pela programação da Rádio Ufal e o curso de Comunicação Social fizessem uma espécie de parceria.

“A gente sabe que no COS [bloco de Comunicação Social] existe uma rádio, que os estudantes, especialmente de jornalismo, têm disciplinas voltadas a esse veículo, então pensamos nessa parceria e a Rádio Ufal transmitiria parte da programação da rádio do bloco, mas os estudantes daqui poderiam colaborar com algumas das ações estipuladas e outras, quem sabe. Assim eles poderiam, também, colocar em prática grande parte do que aprendem em sala de aula”, comentam.

Para isso, no cronograma elaborado pela equipe, consta que, caso a parceria desse certo, as equipes se uniriam para fazer treinamentos. “É importante que se realizem [os treinamentos], gravações de pilotos, testes, até para a equipe de a Ascom sentir como e em qual projeto cada estudante possa se encaixar melhor, por exemplo, além, claro, de levar o conteúdo da melhor forma possível para a comunidade universitária.”

Programação deve ter novidades em breve

O coordenador da Ascom, Júlio Arantes, que também é professor do curso de Jornalismo da Universidade, adiantou que existem planos para ampliar a programação atual da Rádio Ufal. “Pelo menos dois programas já estão sendo planejados e a gente só precisa redefinir algumas questões de atribuição de funções aqui mesmo na Assessoria para conseguirmos emplacar algumas coisas”, declarou.

Arantes disse ainda que a Rádio Ufal deve manter a cobertura de grandes eventos, como aconteceu durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, realizada no Campus A.C. Simões em julho do ano passado e citou como exemplo ainda a Bienal do Livro promovida pela Universidade. Este ano, o maior evento literário do Estado será realizado de 1º a 10 de novembro e deverá ter cobertura direcionada também ao novo veículo.

“A Rádio está um pouco melhor equipada agora e isso tem outras implicações como, por exemplo, a participação na Bienal que já vem sendo feita desde a edição passada e como vai continuar sendo feito nos eventos dessa importância na Universidade. Esses projetos estão mantidos e outros que estão por vir, como um programa de entrevistas, uma produção de reportagens de rádio, mas ainda estão sendo organizados para iniciar a produção. Ainda não temos uma data de lançamento, mas acredito que dentro desse semestre a gente estará ampliando a quantidade de programação informativa da Rádio”, salientou o professor.

Os estudantes reforçaram também que desde o início a ideia era trazer o projeto aos gestores e, ao apresenta-lo, deixar claro que não é um projeto totalmente fechado. “A gente sabe que não é só chegar assim: ah, vamos fazer e pronto, não. Especialmente por saber que a Ascom tem, hoje, uma equipe reduzida e já atende várias demandas diariamente. O trabalho está aberto ao diálogo e visa, no final, alcançar o objetivo de fazer com que a Rádio Ufal seja ainda mais ouvida pela comunidade universitária. Afinal, trata-se de mais um meio de comunicação a serviço da Ufal e nada mais justo do que utilizá-lo para dar voz a esse público”, pontuaram.

Como ouvir a programação?

Quer ouvir a rádio da Ufal? Acesse o link aqui ou baixe o aplicativo disponível no Google Play. Basta procurar pelo nome “Rádio Ufal”.