Estudantes devem ficar em alerta para prazos finais do semestre 2018.2

Encerramento acontece em 23 de abril; Confira prazos para solicitar prorrogação de curso, rematrícula e outros
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
04/04/2019 08h20 - Atualizado em 04/04/2019 às 17h30
Veja as datas importantes do final do período letivo 2018.2

Veja as datas importantes do final do período letivo 2018.2

O semestre letivo 2018.2 está chegando ao fim e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) alerta para os prazos das solicitações de algumas demandas. Na Universidade Federal de Alagoas, o semestre atual acaba no dia 23 de abril e o 2019.1 começa em 6 de maio. Até o dia 30 de abril poderão ser solicitadas a prorrogação de curso, a rematrícula e a matrícula em disciplina isolada. 

As requisições devem ser feitas diretamente nas secretarias das coordenações dos cursos por meio de processo administrativo aberto no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Para isso, o solicitante deve apresentar o requerimento padrão (disponível no endereço https://ufal.br/estudante/documentos/formularios), para que seja analisado em primeira instância da coordenação e depois encaminhado ao DRCA para as devidas providências ou arquivamento. 

O prazo também vale para a reabertura de matrícula e reingresso. Porém, esses devem ser abertos no Protocolo Geral e destinadas ao DRCA. 

Já a matrícula em disciplinas isoladas só pode ser feita por alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e os processos de solicitação devem ser encaminhados ao Departamento até o dia 10 de maio. Os estudantes que estiverem com situações deferidas vão efetuar a matrícula nos dias 16 e 17 de maio. 

Semestre letivo 2019.1 

De acordo com o calendário acadêmico, o 1º semestre letivo de 2019 começa no dia 26 de maio. Com isso, o período das matrículas do fluxo padrão é de 29 de abril a 1º de maio, e as do individual podem ser feitas entre os dias 2 e 6. Quem ficar com pendências poderá reajustar a matrícula entre os dias 7 e 10, e se matricular em vagas remanescentes de 13 a 15 de maio. 

Os novos alunos devem confirmar a matrícula nos dias 6, 7 e 8, período em que iniciam as aulas do semestre na Ufal.