Alunos da Escola Técnica de Artes invadem a cidade

As encenações contarão com cortejo, deslocamentos, canções originais, cenas e histórias contadas
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
09/04/2019 07h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Eventos acontecerão em diversos pontos da cidade.

Alunos da disciplina Teatro de Rua, do curso técnico em Arte Dramática da Escola Técnica de Artes (ETA) irão apresentar as intervenções Teatro invadindo a cidade e Cortejo mormaço em vários pontos da capital. As apresentações acontecerão nos dias 10,  11, 13 e 14 de abril.

“As cenas foram escritas pelo mestre Ariano Suassuna e há um texto criado coletivamente pelo Grupo Galpão. Jovens atuadores em formação invadem a cidade em pleno mormaço para lembrar a vitalidade pulsante do teatro que se faz nas ruas!”, comemorou o professor da disciplina, Toni Edson.

De acordo com ele, desde o fim do ano passado, os estudantes aprenderam técnicas para interpretação em espaços abertos, abordagens para construção de personagens na rua e mergulharam no universo de princípios e jogos voltados para estimular e desenvolver a narrativa de contos. “São dois cortejos: um cujo título se inspira num livro escrito por Marcelo Souza Brito, e o outro faz referência às temperaturas ‘relativamente quentes’ de Maceió. Nos dois trabalhos há cortejo, deslocamento, canções originais, cenas e histórias contadas, sempre com muita alegria”, disse.

Toni explica que, ao longo do desenvolvimento da disciplina, os estudantes leram textos do escritor Marcelo Brito, além de Márcio Silveira e Michele Cabral, pesquisadores do teatro de rua, com publicações recentes. “As narrativas são provenientes do imaginário nordestino, partem da tradição oral e foram recolhidas por Silvana Salermo.

Confira a programação:

Teatro invadindo a cidade

Dia 10 - às 20h - no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa)

Dia 13 - às 9h30 - na Rua do Comércio

Histórias: A passagem de Zumbi; A princesa Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo]

Cena: Rico Avarento, de Ariano Suassuna

Cortejo mormaço

Dia 11 - às 20h - no Cepa

Dia 13 - às 10h - na Rua do Comércio

Dia 14 - às 11h - Rua Fechada, na Ponta Verde

História: O governador do Sertão; e A princesa de Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo]

Cenas: Torturas de um coração, de Ariano Suassuna; e A comédia da esposa muda, do Grupo Galpão