Alunos de Penedo desenvolvem produtos para comunidade universitária

Material foi criado pensando na sustentabilidade; A entrega será na próxima semana
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
21/03/2019 09h01 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Estante desenvolvida pelos alunos sob a orientação do professor Alex Victor

A comunidade universitária da Ufal em Penedo vai ganhar, na próxima terça-feira (26), alguns produtos desenvolvidos por alunos do 6º período de Engenharia de Produção da unidade educacional. O material foi criado numa iniciativa da disciplina Engenharia de Produto para divulgar a importância da sustentabilidade . Três equipes participaram desse trabalho.

A primeira, orientada pelo professor Júlio Tavares, desenvolveu um bicicletário suspenso. A outra equipe criou uma estante sob a orientação do docente Alex Vitor e, o terceiro grupo, coordenado pelo professor Dagoberto Miquelino, fez um suporte móvel para equipamentos multimídia. O projeto teve o objetivo de proporcionar uma vivência de desenvolvimento de produto. “A correlação teoria e prática ocorre melhor a partir de um experimento concreto”, justificou a professora responsável por trabalhar toda a fundamentação teórica e orientar as três equipes, Tânia Voronkoff.

Executado ao longo de todo o semestre, o trabalho de desenvolvimento do produto foi feito a partir de um levantamento de carências da unidade. O produto precisava obedecer alguns critérios, como o de sustentabilidade, ergonomia, qualidade e curso, estética, adequação ao espaço, entre outros aspectos. Cada equipe estabeleceu um cronograma de trabalho e elaborou um orçamento, além de construir um esboço e o protótipo do produto.

A interação entre os membros fez parte de uma simulação: A professora Tânia, simula um empresário, enquanto os tutores das equipes fazem o papel de gerente. Os alunos são os engenheiros de produção e a comunidade acadêmica é o cliente.

O apoio ao projeto ficou por conta do coordenador geral da Unidade, professor Alexandre Oliveira, da coordenadora do curso, professora Ana Carolina, da administradora da EU Penedo, Cristina Pires, do professor integrante da comissão julgadora, Romildo Scarpini e da técnica Maira Nunes.