Ufal concede Excelência Acadêmica aos melhores trabalhos do SIM

Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
12/02/2019 09h20 - Atualizado em 12/02/2019 às 17h01
Premiação dos trabalhos de monitoria da Ufal. Fotos: Renner Boldrino

Ocorreu, na manhã desta segunda-feira (11), no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) do Campus A.C. Simões, a entrega dos certificados de Excelência  Acadêmica  do 1º Seminário Institucional de Monitoria (SIM). O evento idealizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) aconteceu no final de 2018, tendo como objetivo ressaltar a importância da monitoria nos campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Pela nossa intenção, ele veio pra ficar. Nós já definimos uma data para o de 2019 e compreendendo que mostrou diversas experiências significativas voltadas para o ensino, dentro da educação superior, percebemos que era importante a gente prestigiar a qualidade desses trabalhos com a premiação”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, Suzana Barrios.

A pró-reitora de graduação, Sandra Regina Paz, fez um discurso e, em seguida, realizou a entrega de certificados aos contemplados. Foram, em média, 32 monitores e 18 orientadores premiados somente nas unidades acadêmicas de Maceió.

“Resolvemos fazer esse evento para entregar os certificados de excelência acadêmica dos alunos para motivá-los a continuar participando dos eventos relacionados à monitoria. E também para fazer o lançamento da cartilha do programa de monitoria”, explicou Cristina Castro, gerente de programas da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd. Segundo Cristina, a cartilha é um guia simplificado que tira as principais dúvidas dos monitores.

Somente os trabalhos com maior nota em cada área receberam o certificado. No Campus A.C. Simões, foram contempladas as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Engenharias. Dentro dessas áreas os monitores puderam realizar os trabalhos em uma das duas modalidades: a de pôster ou a oral.