Projeto inscreve alunas para incentivar meninas nas áreas de exatas

Aprovadas darão suporte na formação de estudantes do ensino básico
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
04/02/2019 09h32 - Atualizado em 04/02/2019 às 09h32
Inscrições em projeto para meninas podem ser feitas até 12 de fevereiro

Inscrições em projeto para meninas podem ser feitas até 12 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do projeto Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. As estudantes interessadas devem preencher o Formulário de Inscrição disponível aqui até o dia 12 de fevereiro. Podem participar alunas dos cursos de Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química.

O projeto é coordenado pela professora Xu Yang, do Instituto de Computação (IC), e tem como vice-coordenador o professor Krerley Irraciel, do Instituto de Matemática (IM).

A seleção será dividida em duas etapas: A 1ª é uma prova teórica, que acontece no dia 13 de fevereiro a partir das 9h. As estudantes que obtiverem nota menor que 7 serão automaticamente eliminadas; E a 2ª etapa consiste em análise do histórico escolar e currículo Lattes.

Os conteúdos cobrados na prova serão Matemática fundamental; Álgebra: expanda, simplifique e fatore uma expressão, resolva uma equação e a desigualdade; Geometria Analítica: encontre as equações da reta, círculo, inclinação e ponto médio; Funções básicas e domínio; e Trigonometria: identidade trigonométrica, valores exatos de trigonometria e gráfico de função trigonométrica.

As cópias do histórico escolar de graduação e do currículo Lattes deverão ser entregues no dia da prova teórica. O resultado final vai ser divulgado no dia 18 do mesmo mês.

Sobre a iniciativa

Por meio do projeto, alunas da educação básica recebem um treinamento de alto nível com aulas semanais nas áreas exatas, com ênfase em Matemática e Computação. O objetivo é tentar incentivar as estudantes no ingresso e permanência em carreiras científicas nas referidas áreas. As aprovadas auxiliarão nessas atividades com o acompanhamento de professores da Ufal.

“Há uma falta de incentivo implícita para entrada e manutenção das mulheres nas áreas de exatas em Alagoas. Uma das dificuldades é que o problema é tratado implicitamente pelos acadêmicos, como se não existisse e fosse natural. É necessário tomar ações efetivas para promover a igualdade e criar um ambiente mínimo que estimule a participação de meninas em atividades na área de exatas”, defende a organização do projeto.