Proest esclarece aos estudantes como obter assistência estudantil

Mais de 80% das solicitações do edital do ano passado foram indeferidas por falta de documentação
Por Lenilda Luna - jornalista
19/02/2019 07h55 - Atualizado em 20/02/2019 às 18h14
Reuniões em Maceió aconteceram durante a segunda-feira (18); Em 2018 foram mais de 80% de infederimentos por documentação errada

Reuniões em Maceió aconteceram durante a segunda-feira (18); Em 2018 foram mais de 80% de infederimentos por documentação errada

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) iniciou, esta semana, as reuniões com estudantes para esclarecer os procedimentos necessários para concorrer à assistência estudantil, que inclui bolsas pró-graduando, vagas na Residência Universitária, ou auxílio-moradia, e alimentação gratuita no Restaurante Universitário. 

A assistência é voltada para estudantes cotistas ou de baixa renda como forma de garantir que eles possam manter-se na Universidade até a conclusão dos cursos. “A maioria dos estudantes que solicitam os auxílios estão dentro do perfil do programa. Os indeferimentos acontecem por documentação incompleta”, explica Manuella Aragão, coordenadora de Assistência Estudantil da Proest. 

Quando acontece o indeferimento, é preciso recorrer e, com isso, nova avaliação da documentação é feita. “Por conta dessa falta de documentação suficiente para a avaliação socioeconômica dos assistentes sociais, muitos estudantes levam até cinco meses para concluir o processo de seleção e cadastramento”, ressalta Manuella. 

Segundo a Proest, no último edital, em 2018, foram registradas mais de 3,6 mil inscrições, com 2,8 mil indeferimentos. “É um número muito alto de negativas, mais de 80%, por conta de falhas na documentação. Por isso, desta vez, estamos focando em tirar dúvidas, tanto em reuniões com grupos de estudantes quanto em atendimentos individuais. As datas das reuniões e turnos de atendimentos estão no edital”, disse a coordenadora de assistência estudantil. 

Saiba mais aqui

Manuella esclarece, ainda, que este edital não apresenta número de vagas porque os estudantes serão convocados a partir do desligamento dos atuais assistidos. “Desta vez, também tem outra mudança que é o preenchimento dos dados por formulário eletrônico disponibilizado no site e no edital. Essas informações serão posteriormente inseridas no Sistema Acadêmico”, esclarece. 

A orientação para os estudantes que pretendem concorrer à assistência estudantil é organizar a documentação com antecedência. “Leiam o edital com atenção, organizem todos os documentos previamente e em caso de dúvidas, podem procurar a Proest ou os Núcleos de Assistência Estudantil [NAE] nos campi do interior. Não deixem para última hora”, alerta Manuella Aragão.