Assistência Estudantil ajuda a realizar projetos acadêmicos

Ligada à Proest, a Residência Universitária Alagoana é o mais completo programa da assistência estudantil
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
18/02/2019 08h30 - Atualizado em 18/02/2019 às 16h24
Residência Universitária Alagoana atende 135 estudantes da Ufal. Foto: Renner Boldrino

Residência Universitária Alagoana atende 135 estudantes da Ufal. Foto: Renner Boldrino

Em 2018, pelo menos oito estudantes da Residência Universitária Alagoana (RUA) da Ufal conseguiram realizar os projetos de continuar a vida acadêmica e foram aprovados em programas de mestrados. Um deles é o concluinte do curso de Química Tecnológica e Industrial, Ícaro Mychel. Ele veio do sertão de Pernambuco e por meio do programa de assistência estudantil que encontrou na Ufal pode iniciar sua trajetória na instituição. 

“A assistência estudantil foi fundamental para toda a minha vida acadêmica, sou da cidade de Jatobá, sertão de Pernambuco. Fui recebido pela RUA como hóspede para confirmação de matrícula e poucas semanas depois fui convocado como residente e também à Bolsa Permanência. Desde então, minha permanência aqui na Universidade foi graças à assistência estudantil”, disse o estudante recém-aprovado no mestrado em Química da própria Ufal. 

Quem também está comemorando mais uma conquista é Gustavo Paranhos, oriundo de Cacimbinhas, Alagoas. A moradia na RUA permitiu ao residente foco na graduação em Zootecnia e usufruir dos benefícios da assistência estudantil para vivenciar experiências complementares à sua formação, como projetos de pesquisa e outras atividades.

“A Residência Universitária me deu suporte para que fosse possível eu concluir minha graduação. Aliado à residência, teve a Bolsa Permanência, que através do auxílio tive como me dedicar exclusivamente à faculdade”, explicou o aluno.

A dedicação aos estudos rendeu a Paranhos a aprovação nos programas de mestrado das universidades federais do Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Sergipe (UFS). 

Segundo Manuella Pinheiro, coordenadora de política estudantil da Pró-reitoria Estudantil (Proest), o Programa da Residência Universitária é o mais completo da assistência. A finalidade é favorecer as condições para a permanência e melhoria de desempenho acadêmico de estudantes da graduação presencial que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que sejam de outros estados ou cidades de Alagoas. 

“O programa contempla diversas áreas expressas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), possibilitando a redução dos efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos de graduação”, explicou a coordenadora. 

Além da RUA, os residentes têm acesso ao Restaurante Universitário (RU), com quatro refeições diárias, até mesmo nos finais de semana. Os alunos ainda podem receber qualquer modalidade de bolsa oferecida pela Ufal. 

Assim como Gustavo e Ícaro, todos os anos novos alunos chegam à Residência da Ufal buscando um propósito acadêmico. São 135 alunos atendidos pela RUA e as vagas desses futuros mestrandos ficarão disponíveis para que novos estudantes iniciem outros sonhos.