Circuito Universitário exibe filmes sobre equidade de gênero em todo o país

Cinema em Movimento é o nome do projeto; exibições na Ufal iniciam hoje (3), na Biblioteca Central
Por Ascom Ufal
03/12/2019 14h49 - Atualizado em 03/12/2019 às 17h44

Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões atuais que podem ser resumidas no termo Equidade de Gênero. Esse é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que será realizado em dezembro em universidades e salas de aulas do ensino médio de todo o país. Os responsáveis pela produção do Circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.

Em outubro, esses jovens estudantes, que têm entre 19 e 30 anos de idade, passaram por uma semana de imersão em um hotel na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para participar da capacitação. Durante cinco dias, eles assistiram aos filmes da mostra, debateram com os diretores, tiveram aulas sobre cinema, história e memória, participaram de dinâmicas e workshops de produção e divulgação. O objetivo é que voltassem para as suas respectivas cidades aptos a agendar as sessões, convidar debatedores e mediadores, divulgar o Circuito junto à imprensa e mobilizar o público a comparecerem às sessões.

Em Alagoas, a agente mobilizadora da mostra é a estudante de Relações Públicas Andy Rodrigues. As sessões acontecem dias hoje e amanhã, 3 e 4 de dezembro, às 17h, na Universidade Federal de Alagoas. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.

Entre os três filmes selecionados para o Cinema em Movimento – Circuito Universitário estão: Lute como uma menina, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, Repense o Elogio, de Estela Renner, e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro. Os filmes escolhidos fortalecem as discussões  sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.

"Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso", diz a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho.

Criado em 2000 pela MPC Filmes o Cinema em Movimento - Circuito Universitário tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.

Sobre a MPC Filmes: produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.

O Cinema em Movimento - Circuito Universitário conta com o apoio financeiro do Instituto Caixa Seguradora.

Filmes selecionados:

Lute como uma menina (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)

Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular. Trailer.

O Silêncio dos Homens (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)

Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP. Trailer.

Exibições:

Local: Auditório da Biblioteca

Filme: Lute como uma menina

Hora: 17h (filme) e 20min (debate)

Local: Auditório da Biblioteca

Filme: O silêncio dos homens

Hora: 17h (filme) e 20min (debate)