A gente que lute toma posse para mandato de um ano no DCE

Correnteza, Afronte e MUP compõem a gestão eleita
Por Blenda Machado - estudante de jornalismo
12/12/2019 20h19 - Atualizado em 13/12/2019 às 11h36
CEB empossou nova gestão do DCE

Nesta quinta-feira (12), tomou posse na coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, da Universidade Federal de Alagoas, a chapa eleita: A gente que lute (UJC/MUP, Afronte e UJR/Correnteza), que participou do pleito como chapa 3. Eleitos com 1466 votos, o grupo vai cumprir mandato de um ano, contando a partir da posse.

A solenidade de posse, convocada pela Comissão Eleitoral, foi aprovada pelos centros e diretórios acadêmicos que formam o Conselho de Entidades de Base (CEB). Além de empossar a nova gestão, o CEB rejeitou a prestação de contas da gestão que encerrou o mandato por falta de esclarecimentos e aprovou a prestação de contas da chapa eleita.

O Coordenador Geral, Alex Santos, militante do Movimento Universidade Popular destaca o momento complexo que a gestão vai enfrentar. ‘‘Vivemos uma conjuntura de ataque à educação. A perspectiva do grupo Agente que lute, enquanto a nova gestão do DCE, é trazer um debate mais participativo e mais próximo aos estudantes, porque vivemos um momento na Universidade em que se os estudantes não estiverem presentes na luta, não terá quem lute pela educação’’, declara.

A estudante Maria Valquíria, de Ciências Biológicas, militante do Movimento Afronte também compõe a nova gestão. “Queremos um DCE presente não só no campus de Maceió, mas em todas as unidades e campi do interior. Vamos construir uma gestão mais ativa, que interaja mais com os movimentos que atuam na Universidade, para fortalecer a luta pela Universidade pública de qualidade’’, afirma.

Abrão Correia dos Santos, militante do Movimento Correnteza, ressalta o histórico de atuação no movimento estudantil da Ufal. “Participamos de lutas importantes na Universidade, como a inauguração do monumento em homenagem aos heróis alagoanos que foram mortos pela repressão da Ditadura Militar, no período em que estivemos na gestão do DCE em 2010. Nessa campanha de 2019, junto com o MUP e o Afronte, fizemos muitas passagens em sala de aula para dialogar com os estudantes e vamos continuar assim”, declarou o dirigente estudantil.