Proex abre seleção de bolsistas para o equipamento cultural Abi Axé Egbé

Serão 20 bolsistas contemplados com bolsas no valor de R$400,00

Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo
02/12/2019 07h15 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h28

A Pró-reitoria de extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), lança edital para seleção de bolsistas para a realização de atividades no equipamento cultural Abi Axé Egbé do Campus do Sertão. Entre as atividades estão realizar pesquisas científicas no sertão, organizar debates sobre relações étnico-raciais, oficinas e apresentações artísticas, entre outras. Para tal, o público da seleção são alunos que se interessem pela temática afro-brasileira.

As inscrições irão ocorrer no período de 2 à 8 de dezembro e serão 20 bolsistas contemplados com bolsas no valor de R$400,00. A intenção do edital é possibilitar a inserção dos/as estudantes regularmente matriculados/as em cursos de graduação ofertados pela Ufal o desenvolvimento de ações de extensão, contribuindo para a formação acadêmico-profissional, assim como contribuir para fortalecer o desenvolvimento institucional da Ufal no que se refere às políticas afirmativas e estudos afro-brasileiros no Estado de Alagoas, entre outras.

Os estudantes devem estar atentos aos documentos a serem enviados, assim como a todos os pré-requisitos para estarem aptos a concorrem às vagas e aos critérios de pontuação que estão no edital

Abi Axé Egbé

O Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé, surgiu em novembro de 2013 como projeto de extensão no Campus do Sertão da Ufal e promove o ensino- aprendizagem sobre história e cultura afro-brasileira e africana através de oficinas de dança, música, canto e estética negra. Através de suas ações político- pedagógicas em diversas instituições de ensino públicas e privadas, tem conseguido sensibilizar diferentes sujeitos na luta contra o racismo, machismo, homofobia e contra a intolerância religiosa a qual sofrem os cultos afro-brasileiros.