NAC abre seleção para bolsista de apoio aos estudantes com deficiência

Inscrições vão até quarta-feira, 20 de novembro
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
12/11/2019 16h08 - Atualizado em 12/11/2019 às 17h11

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) vinculado a Pró-Reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas publicou edital do processo seletivo para bolsistas atuarem como apoiadores de estudantes com deficiência. A bolsa oferecida é no valor de R$ 550 e 20 horas semanais. As inscrições vão até neste quarta-feira (20) para se inscrever acesse este link.

No total, são 16 vagas de bolsista de apoio, sendo distribuídas para o Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca (Sede), Unidade Educacional Palmeira dos Índios e Unidade Educacional Viçosa e Campus Sertão (Sede – Delmiro Gouveia) serão duas vagas.

De acordo com os requisitos, o estudante deve está regularmente matriculado nos cursos de graduação, na modalidade presencial ou à distância, da Universidade Federal de Alagoas; não esteja vinculado a outros programas que utilizem recursos da Ufal ou programas de bolsas de pesquisa, residência pedagógica ou iniciação à docência. Ao discente poderá concorrer apenas às vagas ofertadas nos campi onde estiver regularmente matriculado/a em curso de graduação.

O processo de seleção

O bolsista aprovado deverá acompanhar o estudante nas atividades acadêmicas diretamente ligadas ao curso do estudante atendido; realizar locomoção no Campus. Proporcionando acesso aos ambientes, facilitação na participação em atividades, em solicitação de materiais, recursos e suporte técnico e tecnológico junto aos setores da Ufal.

O processo seletivo será realizado através de banca examinadora composta por profissionais vinculados à Pró-reitoria Estudantil, sendo coordenado através da Coordenação do Núcleo de Acessibilidade da Ufal. O estudante deverá anexar na inscrição online: o comprovante de matrícula atualizado; o histórico analítico atualizado; a declaração de disponibilidade de horários, conforme Anexo I; o currículo Lattes atualizado; documentos comprobatórios de suas experiências em Educação Especial; os documentos que comprovem sua participação em projetos, atividades, grupos de pesquisas e outros no campo da Educação Especial.

Sobre o NAC

O NAC atua de forma a oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência. Esse atendimento tanto pode ser feito através de acompanhamento nas salas de aulas que os alunos frequentam, quanto em atividades na sala do NAC em horário oposto ao das aulas, para assessorar na confecção de trabalhos acadêmicos. O programa também faz adaptação de materiais didáticos, além de capacitar para o uso de tecnologias assistivas, como por exemplo, recursos de informática para transformar textos em áudio para pessoas cegas.

O NAC também promove cursos sobre recursos didáticos e assistência educacional à pessoas com deficiência, além de eventos sobre Educação Inclusiva abertos à toda a comunidade acadêmica. Em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), promove cursos para corpo técnico e docentes da universidade. Atua em parceria com o O Grupo de Estudo e Extensão em Atividade Motora Adaptada (Geeama) e o Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Needi).

Para saber mais acesse o edital.