Divulgada proposta de ocupação de vagas ociosas na Ufal

Editais de reintegração, reopção e transferência externa já estão disponíveis
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
12/11/2019 10h33 - Atualizado em 01/09/2020 às 09h57

Por meio da Resolução nº 65/2019 do Conselho Universitário (Consuni/Ufal) de 08 de outubro, foram definidas as formas de ocupação de vagas ociosas na Universidade Federal de Alagoas. A ocupação de tais vagas poderá ser feita a partir de processos seletivos, com a definição do quantitativo das vagas encaminhada pelos colegiados de curso acompanhados da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) mediante editais específicos. 

Vagas ociosas são aquelas não preenchidas no momento de ingresso dos novos estudantes ou por evasão do estudante do curso de ingresso. Elas acontecem devido a falecimento; transferência para outra Instituição de Ensino Superior (lES); desistência de vaga formalizada no DRCA ou desligamentos do estudante de acordo com as normas da Ufal.  As situações de reopção ou mudança de turno do curso não geram vagas ociosas na Instituição, mas sim nos cursos e, estas, também serão preenchidas. 

Além dos editais já conhecidos de reopção ou mudança de turno e transferência interna ou externa, a resolução do Consuni sistematizou editais de ingresso de portador de diploma, ingresso de portadores de diplomas de licenciatura (para segunda licenciatura), reingresso e reintegração. 

O aproveitamento de estudos será procedimento obrigatório utilizado em todos os processos seletivos para os cursos de graduação, exceto para reingresso, podendo ser complementado com outros, de acordo com o edital. 

A resolução pode ser acessada aqui.

O Edital de Reintegração para o semestre 2020.1 foi publicado no site da Copeve no link.

A reintegração se configura como o retorno do estudante ao curso de origem após desligamento e para participar do processo, o discente precisará ter sido desligado da Ufal há, no máximo dez anos contados da data do desligamento e ter concluído, no mínimo, 50% da carga horária total do curso. A seleção visa o preenchimento de 1.370 vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas em todos os campi e unidades. 

Além deste, também já foram publicados os editais de Transferência ExternaReopção.

O edital de transferência externa visa o preenchimento de 857 vagas de graduação. Podem participar da seleção os discentes regularmente matriculados em cursos presenciais devidamente autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de outras IES, públicas ou privadas, que desejam transferir-se para cursos de graduação na modalidade presencial. 

Já o edital de reopção contempla os campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão, com a possibilidade de optar por outro curso ou mudar de turno no sistema seriado. A Pró-reitoria de Graduação vai divulgar, na próxima quinta-feira (14) o edital de portador de diploma e, na segunda-feira (18) o dos candidatos a vagas para segunda licenciatura.