Concluintes têm até hoje para responder questionário para o Enade

Os que não preencherem o Questionário do Estudante ficarão em situação irregular
Por Ascom Ufal
21/11/2019 10h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01

Termina às 23h59 de hoje, quinta-feira (21), o prazo para preencher o Questionário do Estudante (QE) para os candidatos aptos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enade 2019). As provas serão realizadas no próximo domingo (24) para mais de 430 mil estudantes de todo o Brasil. Na Universidade Federal de Alagoas estão habilitados 825 concluintes, mas é obrigatório responder ao questionário.

De acordo com a Procuradoria Educacional Institucional da Universidade, até ontem, 49 concluintes inscritos ainda estavam com essa pendência junto ao MEC. Só após essa etapa é possível acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível no site do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos.

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

A edição 2019 do exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.