Campus da Ufal no Sertão cria Núcleo de Apoio Pedagógico

Objetivo é fortalecer ações para permanência estudantil no Campus
Por Izadora García - relações públicas
01/11/2019 10h38 - Atualizado em 02/11/2019 às 13h27

Considerando a necessidade de ampliar as ações de permanência estudantil, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) criou o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) para atender estudantes da sede, em Delmiro Gouveia, e da Unidade de Ensino de Santana do Ipanema, proporcionando condições pedagógicas que vão além da concessão de bolsas e auxílios financeiros.

O intuito da iniciativa é atuar em questões como dificuldade nos estudos, falta de concentração e atenção, ansiedade e demanda por acessibilidade. Ao atender essas necessidades de aprendizagem específicas dos estudantes, a permanência e qualidade dos processos de formação são favorecidas.

De acordo com o professor Thiago Trindade, diretor acadêmico do Campus, a criação do Núcleo surgiu a partir de avaliações e do contato da Comissão Pedagógica do Campus com os formulários de concessão de bolsas-permanência.  “Com isso, verificamos que era necessário ir além da concessão de bolsas. Seria preciso criar um grupo para propor ações que pensasse e fosse além, considerando outros aspectos para garantir uma formação melhor para os nossos alunos e alunas”, avaliou.

O NAP é composto por 5 eixos: Pedagógico-acadêmico; Atenção Psicossocial; Assistência Nutricional; Acessibilidade; e Práticas Esportivas. Fazem parte do Núcleo, docentes, técnicos em assuntos educacionais, psicóloga, nutricionista, assistentes sociais, engenheiro, além da Direção Acadêmica do Campus, da Coordenação Acadêmica de Santana do Ipanema e da Coordenação de Graduação (Cograd).

Por dialogar diretamente com áreas de atuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o NAP articulará suas ações ao Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) local.