Aluno recebe Prêmio Prêmio Agustin Ferrante em evento internacional

Entre os 63 trabalhos publicados, o de Hugo Vinícius ficou em terceiro lugar

Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
22/11/2019 07h40 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h28
Hugo Vinícius com os organizadores do evento

A 40ª edição do Congresso Íbero-Latino Americano em Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce) aconteceu entre os dias 11 e 14 deste mês, em Natal, no Rio Grande do Norte. Durante o evento, após a publicação do artigo Técnicas de Inferência Estatística Aplicadas a Grandes Amostras, o estudante do 6º período de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Hugo Vinícius, foi contemplado com o terceiro lugar do Prêmio Agustin Ferrante.

“O prêmio é muito gratificante, sua função de estimular o desenvolvimento científico ainda na graduação motiva muito os alunos. Os outros trabalhos apresentados são muito bons e ser reconhecido como um dos melhores é extremamente recompensador”, disse Hugo sobre a honra de ser premiado numa competição tão importante.

O Cilamce contou com 63 trabalhos publicados na sessão de Iniciação Científica, dos quais apenas oito foram selecionados para a apresentação oral. Desses, somente três foram contemplados com o prêmio, que é entregue aos alunos que apresentem “potencial excepcional para realizações acadêmicas”.

Hugo disse, ainda, que tem “muita vontade de seguir carreira como pesquisador” e que o prêmio o “motiva a continuar desenvolvendo avanço científico, com mais inspiração para buscar um primeiro lugar nas próximas edições do evento”.

O aluno desenvolveu o seu trabalho no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal e agradeceu por toda a infraestrutura fornecida. Em 2019 o LCCV completa dez anos e teve atividades comemorativas. aqui. Além do Laboratório, o graduando também agradeceu ao seu orientador, o professor Eduardo Toledo e ao Programa Especial de Capacitação Discente (PEC).

O 40º Cilamce é organizado pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec).