Encontros de iniciações cintífica e tecnológica abordam defesa da ciência

Participantes do Pibic e do Pibiti da Universidade Federal de Alagoas apresentam trabalhos em todos os campi
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
23/10/2019 09h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Abertura dos encontros do Pibic e Pibit foi realizada na última terça (22). Fotos Renner Boldrino

Foi realizada, na manhã da última terça-feira (22), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a cerimônia de abertura do 29° Encontro de Iniciação Científica da Ufal e do 12° Seminário de Iniciação Tecnológica, organizados respectivamente pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

No evento que abordou o tema Em Defesa da Ciência compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) em exercício, Maria Virgínia; a coordenadora de Pesquisa, Fabiane Queiroz; o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas (Fapeal),Fábio Guedes; e os professores Marcelo Duzzioni, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e  Karina Salomon, do Centro de Tecnologia (Ctec); além da aluna do curso de Relações Públicas, Maira Dias, e a técnica da Propep, Berenice Pimentel.

“[O evento] é de suma importância, porque ele vai dar visibilidade para os trabalhos desenvolvidos durante o ano por esses alunos”, destacou Benerine, da equipe da Coordenação de Pesquisa. Ela ainda informou que os dois encontros são uma vitrine para mais de 1,3 mil trabalhos dos alunos da graduação.

Durante sua fala, a professora Maria Virgínia ressaltou a importância da Ufal para a sociedade, declarando “como o estado de Alagoas ganhou com o trabalho desenvolvido nesta Universidade”. Já Maira Dias, que representou os discentes, disse que a produção e o incentivo à pesquisa lhe proporcionaram grandes experiências.

Após a mesa de abertura, o professor Marcelo Duzzioni iniciou a sua palestra, intitulada Desafios no tratamento farmacológico dos transtornos de ansiedade

Programação fora de sede

No Campus A.C. Simões a programação vai até o dia 24 com apresentações orais dos alunos. Esta quinta também marca o último dia de atividades em Maceió, enquanto em Viçosa o evento terá início. Já no Campus Penedo, o 29° Encontro de Iniciação Científica e o 12° Seminário de Iniciação Tecnológica acontecem de 29 a 31 deste mês. E nos campi Arapiraca e do Sertão, a programação começa em 5 de novembro seguindo até o dia 7.

Em todos os casos, os graduandos deverão apresentar seus trabalhos oralmente.