Pesquisador de universidade inglesa realiza palestra na Ufal

Evento, que faz parte de um acordo de cooperação internacional, também trará estudioso do Inpe
Por Ascom Ufal
21/01/2019 11h31
Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal. Foto: Renner Boldrino

Os pesquisadores Kevin Hodges, da University of Reading (Inglaterra), e Dirceu Luís Herdies, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), estarão no Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, nos dias 28 e 29 de janeiro, para ministrar treinamento e palestras.

No dia 28, segunda-feira, Kevin Hodges realizará um treinamento para alguns alunos sobre um método de análise objetiva automático para identificação e rastreamento de sistemas atmosféricos no Icat/Ufal.

Já na terça-feira, dia 29, a partir das 14h, haverá um ciclo de palestras no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). O pesquisador da universidade inglesa abordará o tema Características baseadas em análises de perturbações atmosféricas e oceânicas. E o professor Dirceu Herdies falará sobre O ciclo da água atmosférica na América do Sul como visto na nova geração de reanálise global.

Qualquer pessoa interessada pelos temas poderá participar. Não precisa se inscrever e o evento é aberto ao público.

A visita dos pesquisadores faz parte de um acordo de cooperação internacional firmado pelos professores Kevin Hodges e Helber Barros Gomes, do Icat Ufal. “O objetivo científico desse acordo tem foco na meteorologia tropical, climatologia e mudanças climáticas sobre a região da América do Sul, com ênfase especial nos distúrbios ondulatórios de leste sobre o Atlântico Tropical Sul e Nordeste do Brasil e sua relação com os modos de variabilidade em grande escala e outras ondas tropicais”, destaca o professor Helber Gomes.