Pesquisa feita por estudantes de RP é premiada em evento nacional

Trabalho venceu a categoria pesquisa em Relações Públicas no Intercom realizado em Joinville (SC)
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
14/09/2018 08h54 - Atualizado em 14/09/2018 às 14h10
Trabalho de RP desenvolvido na Ufal foi premiado no Intercom nacional

Estudantes de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal de Alagoas foram destaque no Intercom Nacional 2018. A equipe, formada por quatro alunos, foi a vencedora da categoria pesquisa em Relações Públicas . O trabalho apresentado é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes, técnicos e docentes da Universidade Federal de Alagoas sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, que propõe a reforma da previdência.

Integram a equipe os estudantes Thayná Martiliano, Geovana Santana, Alexsandra Cabral e Wilson Belarmino. O trabalho desenvolvido por eles já havia sido premiado no Intercom Nordeste, que ocorreu em julho, em Juazeiro (BA), e no último sábado (8) foi novamente o vencedor, mas desta vez na categoria nacional, em Joinville (SC),

“Foi muito importante receber esse prêmio. A gente disputou com duas faculdades renomadas do Sudeste e do Sul, então ser a única universidade federal que estava disputando essa categoria e vencer é de muita importância, é como um incentivo para os estudantes continuarem pesquisando, algo que, em alguns casos, tem um déficit muito grande, principalmente no curso de Relações Públicas”, relatou Thayná Matiliano, estudante que representou a equipe na premiação.

A professora Emanuelle Rodrigues, coordenadora da pesquisa, ressalta que os estudantes possuem talento e mereceram ser reconhecidos na premiação. “A dedicação da equipe se refletiu na excelente qualidade do trabalho, algo muito alinhado com o que tem sido desenvolvido em pesquisa no mercado de trabalho. O prêmio foi muito merecido e demonstra o grande potencial dos nossos alunos e alunas dentro e fora da universidade”, afirmou a docente.

A pesquisa

A pesquisa foi elaborada durante a disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, ministrada pela professora Emanuelle Rodrigues. O objetivo era planejar e executar uma pesquisa de opinião pública sobre um tema de interesse público e o grupo acabou escolhendo o que estava sendo muito discutido no momento: a reforma da previdência. A pesquisa foi realizada no período de 11 a 25 de abril. No total, foram entrevistadas 373 pessoas, das quais 338 estudantes e 35 servidores (docentes e técnicos), no Campus A. C. Simões.

“A nossa era a única pesquisa de caráter mais social, as outras que estavam disputando eram de caráter mais mercadológico. O projeto que a gente inscreveu também foi muito denso, colocando todas as nossas qualidades em termos técnicos e em teóricos sobre o porquê, os métodos e todas as questões instrumentais da pesquisa”, ressaltou Thayná.