Equipe de Xadrez da Ufal conquista medalha de bronze nos JUFs

Os Jogos das Universidades Federais (JUFs) seguem até novembro, com competições nas cidades de Salvador e Recife
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
14/09/2018 09h11 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h58
Equipe de xadrez da Ufal nos jogos universitários em Fortaleza

A Ufal foi representada nos Jogos das Universidades Federais (JUFs) com as modalidades de voleibol e xadrez. E a equipe do jogo de tabuleiro se despediu vitoriosa da competição, carregando três medalhas de bronze no peito, e um troféu em mãos. A primeira etapa dos JUFs foi organizada e promovida pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 5 a 9 de setembro.

Já as equipes de vôlei, com times femininos e masculinos, ficaram em 5ª e 7ª colocação, respectivamente. Segundo Eriberto Lessa, gerente de Esportes da Ufal, os JUFs têm como objetivo oferecer um novo formato ao esporte universitário, respeitando a autonomia e particularidades dos discentes.

A próxima etapa acontece em Salvador, ainda este mês, promovida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a modalidade de basquetebol. E em outubro os jogos da modalidade futsal serão realizados em Recife, sob a organização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Ufal será representada em ambas as competições.

Fórum dos gestores das UFs

Entre os dias 10 e 14 de outubro, acontecerá o Fórum Nacional de Gestores de Esporte das Universidades Federais, na cidade de Goiânia. Promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o objetivo da ação é discutir questões relacionadas ao financiamento dos JUFs, a problemática de um calendário, e a definição de uma política de esporte.