Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos abre inscrições

Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
- Atualizado em
Mestrado é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Estarão abertas, até o dia 21 de setembro, as inscrições para o curso de mestrado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos. O processo seletivo é realizado sob responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), e da Coordenação do curso do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/Ufal).

Este ano, serão ofertadas 19 vagas, sendo 16 reservadas para ampla concorrência, duas para cotas e uma para servidores da Ufal. Poderão concorrer às vagas destinadas para cotas, todos os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas, e ainda portadores de necessidades especiais.

O processo seletivo é destinado a todos aqueles que possuem diploma de nível superior em cursos de graduação bacharelado ou licenciatura plena, certificado de conclusão de curso com Colação de Grau, concluintes do último semestre, e portadores de títulos obtidos no exterior, mediante apresentação do comprovante de revalidação do curso de graduação. Todos os documentos devem ser emitidos por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos que precisarem de condições especiais para realização da prova, devem solicitar, mediante o preenchimento do anexo 8 do edital, e inserir no ato da inscrição. Os portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar a Propep pelos telefones (82) 3214-1068, (82) 3214-1067, para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e a confirmação só será efetivada após a inserção de todos os documentos solicitados. Devem ser inseridos ao sistema, exclusivamente no formato de PDF, os seguintes documentos: formulário de inscrição, cópia do diploma, certificado de conclusão ou declaração de concluinte; uma foto 3x4 tradicional; proposta preliminar de pesquisa, que deve seguir o formulário padrão do programa; currículo obrigatoriamente gerado e personalizado através da Plataforma Lattes; e barema curricular preenchido.

Os candidatos servidores da Universidade devem anexar um comprovante de vínculo funcional, e os que optarem por concorrer às vagas destinadas para as cotas, precisam anexar o formulário específico de autodeclaração. Todos os modelos dos documentos requeridos podem ser encontrados nos anexos ao final do edital.

O processo seletivo e avaliação dos candidatos consistem em quatro etapas: prova escrita de conhecimentos específicos na área de Biodiversidade e Conservação, entrevista gravada em áudio e vídeo, que inclui uma apresentação oral da proposta preliminar da pesquisa, prova de proficiência em língua inglesa e avaliação curricular. Os resultados de todas as etapas serão divulgados seguindo o calendário do processo, encontrado no anexo 9 do edital.

Para realizar a inscrição e ter acesso ao edital, basta acessar aqui.

Para maiores informações sobre o programa, é só acessar o site, enviar um e-mail para ppgdibict.seleciona@gmail.com, ligar para o telefone 3214-1681 ou ir pessoalmente ao prédio do ICBS, no Campus A.C. Simões.