Gestão reforça apoio aos movimentos estudantis na posse do DCE

Representantes de centros acadêmicos também marcaram presença na cerimônia
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
06/08/2018 09h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h58
Posse do DCE foi realizada na última sexta-feira (3)

Ocorreu, na manhã da última sexta-feira (3), a posse do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, no auditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar). A reitora, Valéria Correia, o vice-reitor, José Vieira, e estudantes representantes dos Centros Acadêmicos (CA) e oriundos do Campus do Sertão estiveram presentes na ocasião.

Após saudar os presentes, a reitora reafirmou a importância e dimensão política dos movimentos estudantis. "Esse momento é muito importante. Há mais de dois anos o Diretório Central dos Estudantes não estava organizado”, afirmou a reitora. E acrescentou: “Nesse momento é muito importante termos, no espaço da Universidade Federal de Alagoas, a reorganização de um Diretório Central, que vai conduzir as lutas estudantis”.

O vice-reitor e a pró-reitora estudantil, Silvana Medeiros, também parabenizaram o grupo empossado pela retomada do movimento. José Vieira, em seu discurso, pediu para que os estudantes buscassem a formação de novos militantes e não deixassem de se preocupar com a continuidade do DCE. Silvana, durante sua fala, fez menção a Antônio Gramsci, filósofo italiano, e reforçou a importância do movimento estudantil para o desenvolvimento da Universidade.

Para Tiago Di Lucas, estudante de Jornalismo, é necessário reforçar a importância do DCE não ter somente ações pontuais, mas sim contínuas. Ele também afirmou que todos os discentes são parte do Diretório, ainda que não participem ativamente. O discurso do coordenador geral do DCE, Lucas Cavalcante, teve um tom mais político, direcionando críticas a candidatos considerados de extrema direita e aos ataques à educação superior pública.

De acordo com Lucas, o momento é de proliferar discussões dentro da Universidade e dar um novo fôlego ao DCE. “Criaremos uma agenda de atividades,  uma agenda de luta, junto com os estudantes e com Centros Acadêmicos, para fazer o movimento ascender dentro da universidade”, afirmou.

Com o objetivo de representar os estudantes, o DCE tem 44 membros, dentre os quais, 11 fazem parte da diretoria executiva. A nova gestão atuará até agosto de 2019.