Exposição e desfile do curso de Produção de Moda destacam arte alagoana

Atividades encerram mais um ciclo de formação técnica em moda do Estado pela Ufal
Por Ascom Ufal
24/08/2018 10h06
Arte de divulgação

Arte de divulgação

A 3ª edição do MEU na Moda, com o tema Arte alagoana, será aberta no próximo dia 28 de agosto, às 19h. O evento acontecerá no Complexo Cultural Teatro Deodoro e traz para o público, além de uma exposição fotográfica com looks produzidos pelos alunos de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Ufal, o desfile Bloco dos bobos, uma homenagem a artistas e expressões artísticas de Alagoas.

A ação faz parte da disciplina Experimento Prático, ministrada pelas professoras Elizete Lili Menezes e Pollyanna Isbelo, e celebra a formação técnica da terceira turma de Produção de Moda da ETA/Ufal. 

A exposição 

A cultura é o bem mais valioso de um povo. Por isso, mergulhou-se na arte alagoana, trazendo um pouco do que foi descoberto, num longo processo de pesquisa. Conhecer mais da cultura, da tradição, da sensibilidade artística e suas singularidades, serviu de inspiração para o evento.

O MEU na Moda 3ª edição: Arte alagoana busca, nas peculiaridades culturais do Estado, o estímulo para unir moda e identidade com muita cor, movimento, energia e, por que não, poesia?

O resultado desse experimento prático foi traduzido em 21 fotografias que unem moda e arte e revelam as belezas de Alagoas. 

O desfile Bloco dos bobos 

Despertados pela folia carnavalesca e ao ritmo da percussão, seres híbridos e coloridos surgem pelas ruas de Tatuamunha. É uma mistura de bicho com homem dançante. Todos irreconhecíveis. “Quem será esse bobo que não cansa de fazer algazarra?”, é a pergunta que fica no ar. Tudo começou quando Seu Gilberto, artesão e morador do povoado de Tatuamunha, deu vida às suas coloridas máscaras feitas em papietagem. Com um traço inconfundível, listras, estampas e formas se combinam em suas obras.

Inspirados nesse universo das cores e movimentos, moda, arte e tecnologia se misturam, levando um lindo espetáculo à passarela. O convite da organização é para vivenciar um pouco dessa folia que animou os carnavais do povoado durante muitos anos. 

O curso da ETA 

O curso de Produção de Moda é uma formação em nível técnico da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. Pioneiro no ramo da moda, foi concebido para atender a demanda tanto da capacitação de novos profissionais, quanto da profissionalização de pessoas que já trabalham em Alagoas. Criado em 2014, em seu quarto e mais recente processo seletivo, o curso teve 600 inscrições e uma concorrência de 20 candidatos para cada uma das 30 vagas ofertadas. Essa procura indica não só a dimensão da demanda reprimida, como também atesta o reconhecimento da qualidade da formação. 

A ETA é a única escola técnica de artes com quatro linguagens artísticas vinculada a uma universidade federal no país. Além do curso de Produção de Moda, são ofertados cursos técnicos profissionalizantes em Arte Dramática, Dança e Música. A ETA funciona no Espaço Cultural Universitário da Ufal, na Praça Sinimbú S/N, no Centro e realiza processos seletivos anuais. 

Histórico do evento 

A primeira edição do MEU na Moda aconteceu em junho de 2016 no Complexo Cultural Teatro Deodoro, e foi um sucesso de público e crítica. A exposição teve mais de dois mil visitantes em uma temporada de dez dias e o desfile contou com aproximadamente 400 pessoas na plateia, entre familiares e amigos dos alunos, empresários da cadeia produtiva da moda em Alagoas e pessoas interessadas no universo fashionista. Com o título Olhares sobre a água, o tema do evento surgiu a partir da própria etimologia da palavra “Alagoas”, onde a riqueza das águas e da cultura local serviram de inspiração para uma moda que buscou na identidade e na hidrografia alagoana a sua referência criativa.

A segunda edição do MEU na Moda ocorreu no período de 16 a 20 de outubro de 2017, na Pinacoteca Universitária. O bom desempenho da mostra, com aproximadamente 300 pessoas na abertura e mais de três mil visitantes, fez com que a exposição tivesse sua permanência estendida até o dia 10 de novembro. Essa edição teve por título Povo alagoano e foi buscar nas peculiaridades e no patrimônio imaterial do Estado, o estímulo criativo para uma moda pulsante e com identidade, a partir das linhas que costuram o que é o povo local. Ambas as edições foram destaque na mídia televisiva, impressa e online. 

Ficha técnica 

Realização: Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal)

Parceria Institucional: Diteal

Direção: Elizete Lili Menezes e Pollyanna Isbelo

Fotografia: Gabriel Moreira

Confecção de Vestuário: Projeto Moda e Figurino

Design Gráfico: Projeto de Extensão Moda e Arte

Produção Executiva e Comunicação: Projeto de Extensão Moda e Comunicação

 

SERVIÇO

MEU na Moda 3ª edição: Arte Alagoana

Abertura da Exposição e Desfile Bloco dos Bobos

Data: 28 de agosto de 2018

Horário: A partir das 19h

Exposição fotográfica e de máscaras

De 29 a 31 de agosto de 2018

Horário: das 8h às 18h

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada Franca

Censura livre