Estudante da Ufal participa do Panamericano Universitário em São Paulo

Das cinco modalidades que competiu, Erica foi medalhista em quatro
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicasv
07/08/2018 08h05 - Atualizado em 07/08/2018 às 10h21
Erica no evento que reuniu 13 países em 13 modalidades esportivas, sendo três paralímpicas

Erica no evento que reuniu 13 países em 13 modalidades esportivas, sendo três paralímpicas

O I FISU América Games, primeira edição do Pan Americano Universitário, aconteceu no período de 19 a 29 de julho, em São Paulo. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com o suporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e chancelada pela Federação Internacional de Desporto Universitário. O evento reuniu 13 países em 13 modalidades esportivas, dez modalidades olímpicas e três paralímpicas.

Erica Ferro, de 28 anos, que é estudante do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi convocada para integrar a seleção brasileira universitária na modalidade natação paralímpica, graças aos resultados obtidos nos Jogos Brasileiros Universitários 2017 (JUBs) e nos Jogos Paralímpicos Universitários (JPU) 2018. Ela nasceu com a síndrome de Moebius, que acarretou em uma paralisia facial bilateral, má formação na mão e no pé esquerdo, bem como déficit de força muscular nos quatro membros. Representando a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Erica já é acostumada a participar de competições desde seus 14 anos de idade, sejam estaduais, regionais ou nacionais. Sobre a inclusão do esporte Paralímpico nos eventos universitários, Erica afirma que começou em 2016, mas ainda precisa avançar.

Na reta final do curso, a estudante afirma que não é fácil conciliar os treinos e os estudos, mas procura dar o seu melhor. ‘’Olho para trás, em retrospecto, e vejo que atualmente não treino nem 10% do que treinava antes de ingressar no mundo acadêmico. No entanto, são escolhas e, mesmo sem conseguir ter uma vida de atleta de alto rendimento atualmente, tento fazer o melhor que posso dentro das minhas atuais possibilidades e condições. O esporte muda vidas. Mudou a minha. Eu sou muito grata e sempre vou fazer propaganda das maravilhas que o esporte me proporcionou’’, falou.

Erica, que foi medalhista na competição, participou dos 100m costas, 50m livre, 100m peito, 50m peito e 50m costas. Foi medalha de prata nos 100m costas, quarta colocada nos 50m livre, medalha de ouro nos 100m peito, 50m peito e 50m costas. No total, ela conquistou quatro medalhas, três ouros e uma prata.