Alunos da UFAL recebem curso de Manejo e Criação de Zebrafish

Curso que geralmente dura uma semana foi condensado para alunos da instituição
Por Por Isadora Schmitt Caccia
25/07/2018 10h15 - Atualizado em 06/08/2018 às 18h01

Mônica Lopes Ferreira, pesquisadora e diretora da Plataforma Zebrafish, localizada no Instituto Butantan, em São Paulo, promoveu no dia 25 de julho um curso de Manejo e Criação de Zebrafish para 20 alunos da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). A aula aconteceu no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e foi organizada pelas professoras Adriana Ximenes e Aline Fidelis.

Os alunos tiveram a oportunidade de receber ensinamentos sobre como dever se o biotério, a alimentação e a reprodução do peixe. A cientista alagoana também falou sobre toxicidade e relatou algumas pesquisas que desenvolve neste sentido com alunos e outros pesquisadores em todo Brasil.

Alguns dos estudantes que estiveram no curso já trabalham com o Zebrafish na Universidade. É o caso de Andressa Harue, 20 anos, que está envolvida com criação e manejo dentro da instituição. “Descobri coisas novas, como a questão da temperatura, o cuidado com o manuseio, entre outros detalhes. Vai ser muito bom para o meu trabalho”, afirma a estudante de Farmácia.

O médico e professor da Ufal, José Humberto Belmiro Chaves, coordena no Hospital Universitário o setor de Inovação e Pesquisa Tecnológica. Ele esteve presente no curso e mostrou-se entusiasmado em trabalhar com o modelo experimental. “Nós temos a possibilidade de trabalhar com a questão da pesquisa do HPV, do Zika Vírus, da Cólera. O Zebrafish pode abrir muitas possibilidades”, declara.

Para a professora Aline Fidelis foi muito importante trazer a doutora Mônica para ensinar os alunos. “Principalmente por ela ter falado sobre toxicidade, pois é o que trabalhamos aqui com o Zebrafish. Na segunda-feira iremos discutir com eles o que aprenderam aqui”, diz a pesquisadora.

Para Mônica Lopes Ferreira, o Brasil ainda publica poucos artigos relacionados ao Zebrafish. “É importante que as instituições saibam criar e manejar. Estou aqui para falar sobre os conceitos básicos, pois eles são fundamentais para termos uma pesquisa de qualidade”, salienta a pesquisadora.

Saiba mais sobre a parceria da Ufal e a Plataforma Zebrafish aqui

Mais Informações no link.