Estudantes alagoanos da educação básica apresentam projetos robóticos na SBPC Jovem

Parceria entre Ufal e órgãos locais trazem máquinas e protótipos
Por Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
20/07/2018 08h35 - Atualizado em 19/07/2018 às 15h20
Estandes da Mostra de Robótica e Experiment-AL trarão visibilidade aos estudantes da educação básica (Foto: Agência Alagoas)

Estudantes da educação básica do Estado de Alagoas e seus respectivos professores se empenham na busca dos conhecimentos para planejamento e criação de projetos robóticos e científicos, e a SBPC Jovem, acreditando no potencial desses futuros cientistas,  em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) prepararam dois espaços na 70ª Reunião Anual da SBPC que visam trazer visibilidade para essas ações: os estandes da Mostra de Robótica e Experiment-AL.

A Mostra de Robótica exibe 30 propostas que foram selecionadas pela Seduc e seguem durante toda semana do evento, entre os dias 23 a 28 de julho. Os estandes estão localizados na tenda da SBPC Jovem, no Campus A.C Simões da Ufal, em Maceió.

Confira algumas propostas aprovadas:

Lixeira móvel automatizada com separador de lixo e energia solar:

Robô lixeira que se move pelo ambiente na qual for programado é dotado de sensores que abrem a tampa quando alguém se aproxima para jogar o lixo. Ao receber o lixo faz a separação do lixo orgânico do lixo reciclável em diferentes compartimentos. Sua recarga é através de energia solar.

Redução de energia e preservação da água:

O projeto oferece uma alternativa prática para amenizar o desperdício excessivo. Ele consiste num dispositivo que, na ausência de pessoas, desliga automaticamente a energia dos aparelhos compartilhadores de água.

Projeto auxiliar para deficientes auditivos e visuais (P.A.D.A.V):

O objetivo principal deste trabalho é criar um robô que possa auxiliar deficientes auditivos e visuais a identificarem sinais de perigo num ambiente fechado.

O Macro Robô a Serviço da Matemática - lateralidade, graus, giros e ângulos:

O Macro Robô, que tem a função de comunicação através de áudio, foi pensado com o intuito de disseminar de maneira aprazível e lúdica os conhecimentos referentes à geometria e matemática básica.

A relação completa dos projetos da Mostra de Robótica da Seduc pode ser consultada no link.

Além disso, a segunda edição do Experiment-AL, que acontece também na SBPC Jovem, é uma realização da Ufal, da Secti e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no incentivo e contribuição aos projetos de ciência dos alunos pesquisadores. Neste ano, 50 projetos competirão entre si e os melhores avaliados serão premiados com Bolsas de Iniciação Científica pelo CNPq.

Confira a lista dos projetos aqui.