Visita técnica integra projetos de extensão do Hospital Universitário

Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
26/06/2018 07h20 - Atualizado em 26/06/2018 às 10h02
A visita aconteceu no dia 12 de junho, em Pernambuco

Os projetos de extensão Território Encantado da Criança e do Adolescente (Teca), Anjos do HUPAA, Sorriso de Plantão, Progerarte e Projeto Resgatar, que desenvolvem atividades no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realizaram visita técnica ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O momento aconteceu no dia 12 de junho.

A visita teve como objetivo a troca de experiências na implantação de projetos e ações voltadas à humanização do espaço hospitalar. O grupo buscou, ainda, conhecer o projeto da classe hospitalar, que fornece aulas aos pacientes dos setores de pediatria do HC.

“Nossa primeira visita técnica surgiu da necessidade dos grupos de extensão do HU que trabalham a arteterapia e ludoterapia de conhecer as práticas que estão sendo desenvolvidas em outros hospitais”, disse a bibliotecária e vice-coordenadora do projeto Anjos do HUPAA, Isabel Calheiros.

Para a terapeuta ocupacional do HU, Sara Lins de Barros, a visita será importante para a implementação da classe hospitalar na pediatria do hospital. “As crianças que permanecem no hospital por um tempo prolongado, ficam fora do espaço escolar e nem sempre a escola permite que retome os estudos no ano regular. Com a classe hospitalar, o paciente tem essa possibilidade, enquanto realiza do tratamento médico”, relatou.

Já os projetos Encontro Cultural de Pacientes, Arteterapia, Escolinha de Iniciação Musical e Artes e Audiovisuarte são desenvolvidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE) e também foram apresentados ao grupo.